Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bolieiro apela aos açorianos para que recebam refugiados ucranianos

07 mar, 2022 - 23:42 • Lusa

Segundo o governante, que falava na cidade da Horta, já foram encetados contactos com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no sentido de facilitar a vinda e a receção de cidadãos ucranianos refugiados para os Açores, em articulação também com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

A+ / A-

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, lançou hoje um apelo aos cidadãos açorianos, às empresas e às instituições regionais, para que apoiem os refugiados da Ucrânia, disponibilizando habitação de acolhimento.

"Fica, para já, este apelo a todos os açorianos, famílias, empresas, instituições, que tenham disponibilidade para receber famílias, para que nos comuniquem, para fazermos uma receção ao povo ucraniano, sofredor numa guerra injusta", realçou o chefe do executivo açoriano, no final de uma audiência concedida a um cidadão ucraniano, residente em Portugal, que tem também negócios nos Açores.

Segundo o governante, que falava na cidade da Horta, já foram encetados contactos com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no sentido de facilitar a vinda e a receção de cidadãos ucranianos refugiados para os Açores, em articulação também com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

"Pela nossa parte, nós queremos apoiar a receção das pessoas, de forma a que haja uma boa integração e não apenas colocá-las aqui à sua sorte", advertiu José Manuel Bolieiro, adiantando que o Governo Regional está a articular essa receção, através de vários departamentos, incluindo a vice-presidência e a secretarias regionais do Trabalho e da Educação e da Saúde.

O executivo de coligação (PSD, CDS e PPM) vai também criar, no Portal do Governo, um formulário de registo de disponibilidades para habitação e emprego para os refugiados ucranianos, embora José Manuel Bolieiro, tenha recusado adiantar quantas pessoas a região está disposta a acolher.

"Não somos uma região rica! Temos de fazer isto à dimensão do que podemos acolher. Não quero lançar números porque a emergência é de tal ordem grave e com milhões de refugiados a entrar na Europa. Temos que avaliar as condições e fazer isto de forma progressiva", advertiu o chefe do executivo.

Anatoliy Lyetayev, empresário ucraniano que reside no Estoril, em Portugal, há dois anos e meio, explicou aos jornalistas que decidiu vir pedir apoio ao Governo dos Açores, por já conhecer o arquipélago e por ter negócios na região, sobre os quais não quis, no entanto, falar.

"Os açorianos sabem o que é serem evacuados, especialmente aqui no Faial, por altura da erupção do Vulcão dos Capelinhos, por isso, vim cá pedir o apoio para os ucranianos, porque é uma terrível situação a que se vive na Ucrânia, onde já fugiram da guerra mais de 1 milhão e meio de pessoas", recordou Anatoliy.

O empresário ucraniano contou que cinco minutos antes da reunião com José Manuel Bolieiro, recebeu uma mensagem, através das redes sociais, a dar conta de que a sua casa em Kiev, tinha sido totalmente destruída por bombardeamentos, na sequência da invasão russa na Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+