Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Reino Unido desconfia dos corredores humanitários russos

05 mar, 2022 - 18:11 • Redação

Há suspeitas de que a Rússia está a usar este momento para engendrar novos ataques a Mariupol.

A+ / A-

O Reino Unido disse este sábado que o cessar-fogo proposto pela Rússia na cidade ucraniana de Mariupol foi provavelmente uma tentativa de atenuar a condenação internacional, e usar este momento para reequilibrar as suas forças para avançar com uma nova ofensiva.

"Ao acusar a Ucrânia de quebrar o acordo, a Rússia provavelmente está a tentar transferir a responsabilidade pelas baixas civis atuais e futuras na cidade", disse o Ministério da Defesa britânico.

A Rússia anunciou que abriu corredores humanitários perto das cidades sitiadas de Mariupol e Volnovakha.

O Ministério da Defesa da Rússia acusou "nacionalistas" ucranianos de impedir a saída de civis, informou a agência de notícias RIA.

Mas o governador da cidade de Mariupol acusou a Rússia de não estar a cumprir o cessar-fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+