Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Kiev pede aos Estados Unidos caças e sistemas de defesa aérea

05 mar, 2022 - 19:55 • Lusa

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar, tendo os ataques provocado, de acordo com as Nações Unidas, mais de 1,2 milhões de refugiados.

A+ / A-

O chefe da diplomacia ucraniana disse hoje ao homólogo norte-americano que Kiev precisa de aviões caça e de sistemas de defesa aérea e considerou a recusa da NATO em criar zona de exclusão aérea um "sinal de fraqueza".

Não é segredo que a nossa maior exigência é de aviões caça, aviões de assalto e sistemas de defesa aérea”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kouleba, ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, numa reunião entre ambos na fronteira entre a Ucrânia e a Polónia.

“Espero que o povo ucraniano possa ver isto como uma demonstração clara de que temos amigos que literalmente nos apoiam”, sublinhou Kouleba após o encontro no posto fronteiriço de Korczowa-Krakovets, sob rigorosa segurança.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar, tendo os ataques provocado, de acordo com as Nações Unidas, mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    06 mar, 2022 Lisboa 13:51
    Decretar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, significa enviar esquadrilhas de caças para abater a aviação Russa e precipitar uma Guerra Mundial. E não se formam pilotos de aviões de caça em meia-duzia de dias, como na 1.ª Guerra Mundial. Mas há muitos menos problemas em fornecer ao Exército Ucraniano, Misseis e sistemas de defesa anti-aérea em quantidade e qualidade suficientes para que os céus da Ucrânia se tornem um pesadelo para a aviação Russa. Porque já se viu que as sanções, pelo menos de momento, não estão a impedir nada.

Destaques V+