Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucranianos deixam Braga para combater invasão russa. "É o meu dever, o meu país, a minha vida"

02 mar, 2022 - 16:30 • Isabel Pacheco

Seis ucranianos regressam para lutar pelo seu país. Estavam em Braga quando estalou a guerra com a Rússia. Seguem viagem no autocarro que parte rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia para trazer refugiados.

A+ / A-

Viktor Soloviov, 63 anos, parte de Braga rumo à Ucrânia para lutar pelo seu país. É um dos seis voluntários, todos com mais de 60 anos, que decidiram regressar a casa em tempo de guerra.

“É o meu dever, é o meu país, a minha vida”, explica à Renascença o atleta da equipa ucraniana que chegou a Braga para o campeonato europeu de Masters a 20 de fevereiro.

Foi durante a competição que os 21 elementos da comitiva foram surpreendidos com o estalar de um conflito que ninguém esperava. “Foi uma surpresa. Não acreditávamos que Putin fosse capaz de fazer isto”, admite Mikael Ostasesky, outro dos atletas da equipa.

Tropas russas desembarcam em Kharkiv, após ofensiva que causou 21 mortes
Tropas russas desembarcam em Kharkiv, após ofensiva que causou 21 mortes

As famílias permanecem na Ucrânia . A filha de Valentyna Krepkina está em Kiev e as notícias “não são as melhores”, reconhece a treinadora.

“Ela escreve-me algumas palavras, mas não são boas. Ela é forte. Ela sabe o que fazer. Estou orgulhosa da minha filha. Sei que ela não quer partir deixar a Ucrânia”, revela.

Apesar das dificuldades, Valentyna mostra-se confiante numa vitória do povo ucraniano e é com emoção que nos fala da força do seu país. “ Acredito numa melhor saída para a Ucrânia. Acredito no povo ucraniano. Somos um país pequeno, mas uma nação forte. Sei que temos o apoio do mundo contra Putin”.

Valentyna e mais 16 elementos da comitiva ucraniana vão ficar, por enquanto, pela capital do Minho. Seis dos atletas decidiram apanhar “boleia” do autocarro que parte de Braga rumo à fronteira da Polonia com a Ucrânia para trazer refugiados para se juntarem às forças da resistência contra a invasão russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+