Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Negociações entre Ucrânia e Rússia esta 4.ª feira. Local do encontro mantém-se em segredo

02 mar, 2022 - 12:34 • Redação

Russos prontos para as negociações. Ucranianos sem grandes expetativas.

A+ / A-

A segunda ronda de conversações entre a Ucrânia e a Rússia são retomadas esta quarta-feira de acordo com a agência noticiosa estatal russa Tass, que cita um assessor do presidente ucraniano.

"A nossa delegação estará pronta para continuar as conversações, à espera dos representantes ucranianos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

De acordo com a imprensa internacional, a Ucrânia terá exigido um cessar-fogo e a retirada das tropas russas do território ucraniano.

Do lado russo haverá exigências para que a Ucrânia reconheça as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e abandone as exigências para recuperar a Crimeia.

O encontro desta quarta-feira, segue-se a uma primeira ronda de negociações que aconteceu na fronteira entre a Rússia e a Bielorrússia, concretamente na localidade de Gomel.

As delegações regressaram a Kiev e Moscovo, sem terem chegado a qualquer resolução, mas com a intensão de regressarem à mesa das negociações, o que, aparentemente, acontece hoje, embora seja desconhecido até agora, o local do encontro.

Não são depositadas grandes expetativas nesta ronda de conversações, pelo menos do lado dos ucranianos.

"Penso que as coisas vão continuar na mesma. Nada vai mudar. Manter-nos-emos fiéis à nossa posição. As mesmas pessoas envolvidas", disse o conselheiro presidencial Olexiy Arestovych à Suspilne TV, a televisão pública da Ucrânia.

Segundo avança o canal de televisão BBC News, o assessor do Presidente Vladimir Putin, Vladimir Medinsky, deverá voltar a ser o principal negociador para a Rússia.

Tropas russas desembarcam em Kharkiv, após ofensiva que causou 21 mortes
Tropas russas desembarcam em Kharkiv, após ofensiva que causou 21 mortes
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+