Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro russo responde a Biden. Alternativa a sanções era "uma guerra nuclear devastadora"

02 mar, 2022 - 14:22 • Lusa

Sergei Lavrov diz que Presidente norte-americano "tem experiência e sabe que não há alternativa às sanções, senão a guerra mundial".

A+ / A-

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, disse esta quarta-feira que o Presidente norte-americano, Joe Biden, sabe que a única alternativa às sanções contra Moscovo é uma terceira guerra mundial, que seria “uma guerra nuclear devastadora”.

Biden “tem experiência e sabe que não há alternativa às sanções, senão a guerra mundial”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo à televisão do Qatar Al Jazeera, citado pela agência espanhola EFE.

“A terceira guerra mundial seria uma guerra nuclear devastadora”, disse o diplomata veterano, de 71 anos.

Na sequência da invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, a Rússia enfrenta sanções da União Europeia (UE) e de diversas entidades e países, incluindo a tradicionalmente neutra Suíça, que estão a atingir setores como a banca, aviação, energia ou o desporto.

Ucrânia e Putin no “Estado da União” de Biden. “Os EUA vão lutar por cada centímetro da NATO”
Ucrânia e Putin no “Estado da União” de Biden. “Os EUA vão lutar por cada centímetro da NATO”

Lavrov disse que a Rússia estava pronta para enfrentar as sanções, mas admitiu que não esperava que visassem atletas, intelectuais, artistas e jornalistas.

Mas “a Rússia tem muitos amigos e não pode ser isolada”, disse, de acordo com a Al Jazeera.

Lavrov reiterou a disponibilidade de Moscovo para realizar uma segunda ronda de negociações com o Governo ucraniano, que acusou de estar a atrasar estas conversações “sob ordens norte-americanas”.

Sobre as razões do atual conflito com a Ucrânia, Lavrov disse que os países ocidentais se recusaram a atender às exigências da Rússia para a formulação de uma nova arquitetura de segurança europeia.

A operação militar russa, que vai no sétimo dia, visa desarmar a Ucrânia e impedi-la de adquirir uma arma nuclear, disse Lavrov, citado pela Al Jazeera.

“Não podemos permitir a presença de armas ofensivas na Ucrânia que ameacem a nossa segurança”, acrescentou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não assustas ninguém
    02 mar, 2022 Oh Lavrov 16:55
    A Guerra Nuclear Global que destruiria o Mundo incluindo as fortunas dos oligarcas que apoiam Putin, É o últimissimo cenário, mas está longe de ser a "alternativa às Sanções". Antes disso há o corte de relações diplomáticas, culturais, desportivas e claro, comerciais, o Bloqueio geral, de circulação de mercadorias e comunicações, e mesmo a guerra convencional. Se a Guerra Nuclear fosse a primeira opção em todo o lado e em todas as circunstancias, Há muito que andávamos a travar guerras com "paus e pedras" pois o resto do Mundo já tinha ido à Viola.

Destaques V+