Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

“UE será mais forte” com a Ucrânia, diz Zelensky ao Parlamento Europeu

01 mar, 2022 - 12:09 • Marta Grosso

O Presidente ucraniano falou aos eurodeputados na sessão extraordinária dedicada ao conflito na Ucrânia. Presidente do Parlamento Europeu garantiu que “a Europa está preparada para ir mais longe” nas sanções à Rússia.

A+ / A-


Volodymyr Zelensky garantiu esta terça-feira que a União Europeia será mais forte com a Ucrânia.

Num discurso perante o Parlamento Europeu, o Presidente da Ucrânia afirmou: “Já provámos a nossa força. Somos iguais. Provem que estão connosco e que não nos abandonarão”, apelou.

“Hoje estamos a mostrar a todos o que somos e acredito que a União Europeia será mais forte connosco; sem vocês, Ucrânia estará só”, disse também, defendendo que só unidos a “vida poderá vencer a morte e a luz sobrepor-se à escuridão”.

Na sua intervenção, Zelensky recordou a resistência ucraniana à ofensiva russa. “Os ucranianos são incríveis. Estou contente por verem isso”, disse aos eurodeputados. “Hoje estamos a dar a vida para ser iguais. Estamos a sacrificar os melhores, os mais valiosos”, acrescentou.

O Presidente ucraniano lembrou que as forças russas mataram, na segunda-feira, 16 crianças. E recordando o violento ataque desta terça-feira de manhã a Kharkiv, uma cidade fronteiriça com a Rússia cheia de estudantes e onde as relações sempre foram amistosas.

“Esta manhã foi muito trágica. Dois mísseis cruzeiro atingiram Kharkiv. É a cidade onde há mais universidades”, sublinhou.

O principal alvo foi a Praça da Liberdade, “a maior praça, a maior da Europa, podem imaginar? Este é p preço da liberdade. Estamos a lutar pela nossa terra. Ninguém vai interferir na nossa luta pela liberdade e, a partir de agora, todas as praças do país se chamarão ‘Praça da Liberdade’”.

“Ninguém nos vai quebrar. Somos fortes. Somos ucranianos”, destacou o líder da Ucrânia.

“O nosso povo está muito motivado. Estamos a lutar pelos nossos direitos, pela nossa liberdade e agora estamos a lutar pela sobrevivência. E é a nossa principal motivação, mas também sermos membros iguais da Europa”, reforçou Volodymyr Zelensky na sessão extraordinária do Parlamento Europeu dedicada ao conflito na Ucrânia, em Bruxelas.

No final, o Presidente ucraniano recebeu um forte e prolongado aplauso de pé por parte dos eurodeputados.

O Parlamento Europeu adota nesta terça-feira uma resolução sobre a "agressão russa contra a Ucrânia". De acordo com o projeto do texto que irá a votos, os eurodeputados irão "exortar as instituições da UE a trabalharem no sentido de conceder à Ucrânia o estatuto de candidato à União Europeia, em conformidade com a artigo 49 do Tratado e com base no mérito".

A assembleia irá também defender que, "entretanto", prossiga o trabalho "no sentido da integração [da Ucrânia] no Mercado Único da UE, de acordo com as linhas do acordo de associação" existente.

A resolução será votada após o debate no hemiciclo de Bruxelas.

Europa pronta para “ir mais longe”

A sessão extraordinária do Parlamento Europeu foi aberta pela presidente do hemiciclo, Roberta Metsola, que teceu profundos elogios a Volodymyr Zelensky e à coragem do povo ucraniano.

Metsola afirmou também que o Parlamento Europeu apoia a atribuição de estatuto de candidato à União Europeia (UE) à Ucrânia, vincando que quer "enfrentar o futuro" com Kiev e apoiar "a luta pela sobrevivência".

"Reconhecemos a perspetiva europeia da Ucrânia. Como a nossa resolução afirma claramente, congratulamo-nos com a candidatura da Ucrânia ao estatuto de candidato [à UE] e, trabalharemos em prol desse objetivo", salientou, acrescentando: "Temos de enfrentar o futuro juntos".

Roberta Metsola assegurou ainda, dirigindo-se ao Presidente da Ucrânia, que "a Europa está pronta a ir ainda mais longe", nas sanções impostas à Rússia.

"Senhor Presidente, estamos consigo na sua luta pela sobrevivência, neste momento negro da nossa história", assegurou.

Face à situação atual, a presidente do Parlamento Europeu defendeu medidas urgentes: "a Europa já não pode continuar a depender do gás do Kremlin" nem "pode acolher o dinheiro do Kremlin e fingir que não há compromissos"; devemos "avançar para ter uma verdadeira União de segurança e defesa" e para "combater a campanha de desinformação" russa.

O ataque da Rússia à Ucrânia começou na madrugada de dia 24 de fevereiro e já fez mais de 660 mil refugiados na Polónia, na Hungria, na Moldávia e na Roménia.

O Presidente russo justifica a "operação militar especial" na Ucrânia com a desmilitarização do país vizinho, a única maneira, no entender de Vladimir Putin de Moscovo se defender. A ofensiva durará o tempo necessário, avisou.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+