Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Paulo Fonseca aliviado. "Sentimos muito medo com as bombas a caírem perto de nós"

01 mar, 2022 - 00:03 • Redação

Treinador português ex-Shakhtar Donetsk é um dos 38 repatriados que aterraram esta noite em Lisboa. "Custou muito deixar aquele povo", disse numa breve conferência de imprensa no Aeroporto Humberto Delgado.

A+ / A-
Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Foto: Manuel De Almeida/Lusa

Já chegou a Portugal Paulo Fonseca, ex-treinador da Roma e do Shakhtar Donetsk.

Na breve conferência de imprensa que deu, depois de ter viajado mais de 30 horas com a mulher e com o filho de três anos, o técnico começou por agradecer "ao Shakhtar Donetsk, que nos acolheu nos primeiros dias, depois agradecer à embaixada portuguesa, sem ela não estaríamos aqui, foram eles que nos transportaram de Kiev para a Roménia, e depois a passar a fronteira. E um agradecimento muito especial a uma pessoa, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que entrou em contacto com o presidente da federação ucraniana, foram muito importantes para a nossa passagem principalmente na fronteira".

Descrevendo o cenário que encontrou enquanto procurava sair da Ucrânia, Paulo Fonseca admitiu "sentir pânico" com a situação e recordou os momentos traumáticos que viveu: "Sentimos muito medo com as bombas a caírem perto de nós".

"Foi muito difícil deixar aquele povo"

A saída da Ucrânia "foi uma viagem difícil, não tanto pelo que fomos vendo. Vimos colunas militares, parámos uma vez ou outra e ouvimos sirenes, aviões a passar. A viagem foi muito longa, quase sem parar praticamente, sempre com o sentimento de perigo. Isso era o pior. Havia filas de trânsito em todo o lado, não havia comida e gasolina em áreas de serviço".

Ao lado da mulher, de nacionalidade ucraniana, Paulo Fonseca reconhece ser "muito difícil deixar aquele povo".

"Eles estão a sofrer muito e a lutar muito para defender a pátria. O presidente é o primeiro. Havia uma lista enorme de pessoas que queriam entrar na Ucrânia para ajudar o exército. Nós podemos ver inúmeras figuras públicas que se alistaram para lutar. Vai ser difícil para aquele povo, mas acho que eles já ganharam esta guerra. Temos muitos amigos que se alistaram e estão a defender a Ucrânia", disse aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+