A+ / A-

​Os refugiados ucranianos

28 fev, 2022 - 06:27

A trágica invasão russa da Ucrânia está a mudar a posição hostil aos imigrantes. A Polónia é um caso típico.

A+ / A-

O acolhimento a migrantes e refugiados dividiu a União Europeia desde 2015. Vários governos europeus mostraram-se contrários a receber estrangeiros. Mas a trágica invasão russa da Ucrânia está a mudar a posição hostil aos imigrantes. A Polónia é um caso típico.

O partido no poder em Varsóvia teve como uma das suas bandeiras a hostilidade a receber imigrantes, sobretudo quando provenientes do Médio Oriente e do Afeganistão. Sabendo disso, o ditador da Bielorrússia Lukashenko, um subordinado de Putin, promoveu a vinda de refugiados do Médio Oriente que, uma vez em solo bielorrusso, as autoridades deste país encaminhavam para a fronteira com a Polónia.

Esta desumana operação levou a Polónia a construir um longo muro para travar a entrada desses imigrantes. Mas numerosos ucranianos entretanto procuraram a Polónia para melhorarem de nível de vida. De um modo geral, os imigrantes ucranianos mostraram ser úteis à sociedade e à economia polacas. Algo semelhante aconteceu em Portugal, onde vivem e são positivamente apreciados muitos ucranianos.

A vaga de refugiados vindos da Ucrânia poderá agora ser da ordem dos milhões. O governo polaco já declarou que não porá limites à entrada desses refugiados. E tudo tem feito para facilitar a vida aos refugiados ucranianos Ainda bem.

Também Portugal está disponível para receber os ucranianos. Por imperativo de solidariedade para com um povo tão maltratado e também porque, entre nós, o problema de inúmeras empresas é a falta de mão-de-obra.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    28 fev, 2022 Lisboa 08:30
    Acolher refugiados Ucranianos, 100% de acordo. Mas desenganem-se os autarcas do Interior, ou os Patrões exploradores que já estão a salivar com a hipótese de uma fornada de mão-de-obra escrava ao preço da chuva. Se pensam que os vão meter na agricultura, nas Obras, ou de toalhinha no braço a servir à mesa, quem vem aí são maioritariamente mulheres, crianças e gente idosa, pois os homens ficaram para trás para combater. E estão cá de passagem, quando isto acabar, vão voltar à Ucrânia. Estes não são os pobretanas do Bangladesh, India, Nepal e por aí fora.Não comecem a pensar numa nova fornada de escravos para explorar, que "estes", não vão nisso.

Destaques V+