Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Biden fala esta segunda-feira com aliados

28 fev, 2022 - 05:38 • Lusa

Em comunicado, a Casa Branca não adianta quem serão os participantes nestas conversações. O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, já garantiu que todos os membros do G7 estavam "totalmente alinhados" contra o ataque russo.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos vai manter, esta segunda-feira, uma conversa telefónica com aliados e parceiros para debater "os desenvolvimentos" do ataque russo contra a Ucrânia e "coordenar uma resposta unida", declarou a Casa Branca.

O comunicado não precisou a identidade dos participantes, além de Joe Biden, nestas conversações, que vão decorrer às 16h15 (hora em Lisboa), no mesmo dia em que a Assembleia-geral da ONU vai começar a debater uma resolução de condenação da invasão da Ucrânia por Moscovo.

No domingo, os países do G7 - Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos - advertiram que iam tomar "outras medidas", em conjunto com as sanções já anunciadas, se a Rússia não parar as operações militares.

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, garantiu que todos os membros do G7 estavam "totalmente alinhados" contra o ataque russo.

Também no domingo, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou ter colocado em alerta a "força de dissuasão" das forças armadas russas, incluindo uma componente nuclear, numa escalada do conflito que Washington considerou "totalmente inaceitável".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+