Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"Operação termina bem". Voo de repatriamento com 38 portugueses e luso-ucranianos aterrou às 23h07

28 fev, 2022 - 22:52 • Redação

Avião proveniente de Bucareste, na Roménia, aterrou esta segunda-feira à noite em Lisboa. Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que não há limite para refugiados russos que queiram vir para Portugal.

A+ / A-

Portugal acaba de receber o primeiro voo de repatriamento de cidadãos portugueses e luso-ucranianos, que começaram a ser evacuados da Ucrânia na passada quinta-feira.

O voo da TAP aterrou às 23h07 no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Este primeiro grupo tem 38 pessoas, um número confirmado aos jornalistas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que deu uma conferência de imprensa, minutos antes da aterragem do avião proveniente de Bucareste.

"É uma operação que termina bem", disse Santos Silva. À chegada, estas 38 pessoas têm o apoio “do SEF, do Alto Comissariado para as Migrações e da Segurança Social”.

Questionado sobre o número de refugiados que Portugal tem capacidade para receber, o chefe da diplomacia portuguesa diz que “não há limite”.

"Estamos muito habituados à comunidade ucraniana, que constitui o primeiro fator de boa integração destas pessoas".

Nesta altura, a embaixada portuguesa em Kiev mantém três funcionários ativos, depois da saída do embaixador, por razões de segurança.

Face à degradação progressiva da situação de segurança no terreno, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela aos portugueses para que evitem deslocar-se, nomeadamente, para Kiev e para Lviv, junto à fronteira com a Polónia, “mesmo que sejam jornalistas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+