Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

"Crimes de guerra na Ucrânia não ficarão impunes", garante secretário-geral da NATO

25 fev, 2022 - 17:54 • João Malheiro

Jens Stoltenberg considerou esta invasão um "erro massivo da estratégia de Putin" e que o Ocidente está pronto "para ir mais longe" nas sanções contra a Rússia, "mesmo que tenhamos de pagar um preço".

A+ / A-

O secretário-geral da NATO classificou ações russas na Ucrânia como "crimes de guerra" e garantiu que "não ficarão impunes".

No final de uma reunião virtual entre todos os Estados-membros da aliança transatlântica, Jens Stoltenberg disse que a Rússia "destruiu a paz na Europa" e que o Kremlins está a "contestar abertamente" a segurança europeia.

"O povo russo deve saber que crimes de guerra não vão tornar a Rússia mais segura e mais respeitada", apontou.

O secretário-geral da NATO acusou a Rússia de ser a força agressora e a Bielorússia de ser permissiva neste conflito e lamentou as "trágicas perdas de vida e destruição desnecessárias" que se verificaram na Ucrânia.

Jens Stoltenberg considerou esta invasão um "erro massivo da estratégia de Putin" e que o Ocidente está pronto "para ir mais longe" nas sanções contra a Rússia, "mesmo que tenhamos de pagar um preço".

"Não deve haver espaços para erros ou mal entendidos. Vamos fazer tudo para defender todos os nossos aliados e os seus territórios. Também devemos manter o nosso apoio à Ucrânia. A Rússia quer limitar o nosso apoio. Então a nossa resposta deve ser de maior apoio", aponta.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 fev, 2022 Lisboa 22:46
    Vendo a Ucrânia deixada sózinha, o Putin a ameaçar Finlândia e Suécia se tentarem aderir à Nato, vendo as dificuldades em reunir tropas para um mero reforço de guarnições e que apesar da emergência demorarão semanas a chegar, vendo as fraquezas Ocidentais em que alguns preocupados com o negócio, até nas sanções hesitam, acha mesmo que alguém vai acreditar que a NATO vai castigar crimes de Guerra?

Destaques V+