Tempo
|
A+ / A-

Rússia já controla central nuclear de Chernobyl

24 fev, 2022 - 18:35 • João Carlos Malta Reuters

As tropas russas assumiram a central após combates ferozes com as forças ucranianas.

A+ / A-

A central nuclear de Chernobyl foi tomada pelas forças russas, disse na quinta-feira um conselheiro do gabinete presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak.

"É impossível dizer que a central nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente inútil dos russos", disse Podolyak.

"Esta é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje", acrescentou.

As tropas russas assumiram a central após combates ferozes com as forças ucranianas.

A Rússia atacou por três frentes esta quinta-feira, depois que Moscovo montar um ataque por terra, mar e ar. É o maior ataque a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia quer controlar o reator nuclear de Chernobyl para sinalizar à NATO que não deve interferir militarmente no território, disse a mesma fonte.

O desastre de Chernobyl na então Ucrânia soviética disseminou nuvens de material nuclear por grande parte da Europa em 1986, após um teste de segurança fracassado no quarto reator da central nuclear.

Décadas depois, este local tornou-se uma atração turística. Cerca de uma semana antes da invasão russa, a zona de Chernobyl foi fechada para turistas.

"Os nossos soldados estão a dar as vidas para que a tragédia de 1986 não se repita", escreveu no Twitter, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy pouco antes da tomada da central.

"Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+