Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kiev pede apoio aos cidadãos para enfrentar os russos

24 fev, 2022 - 10:52 • Olímpia Mairos

O Governo vai disponibilizar as armas aos cidadãos que estejam dispostos a combater para defender o país.

A+ / A-

O Governo da Ucrânia está a pedir a quem saiba manejar uma arma para se disponibilizar a colaborar com as forças militares.

Em comunicado, o Governo ucraniano afirma que “cada cidadão da Ucrânia deve decidir o futuro do nosso povo. Qualquer pessoa com experiência militar que puder ajudar na defesa da Ucrânia deve reportar-se às estações”.

Assim, vão ser disponibilizadas armas aos cidadãos que estejam dispostos a combater.

“Estejam prontos para proteger o Estado em praças e cidades. O Conselho de Segurança da Ucrânia decidiu retirar qualquer tipo de sanção. Qualquer cidadão pode usar armas para defender o território”, disse o presidente da Ucrânia.

Volodymyr Zelensky, citado pela agência Reuters, disse ainda esta quinta-feira que "o inimigo sofreu perdas graves" e incentivou o comércio a fornecer bens e serviços aos cidadãos.

"As Forças Armadas da Ucrânia estão a travar batalhas muito duras, repelindo ataques em Donbas em outras regiões do leste, norte, sul. O inimigo sofreu sérias perdas, o inimigo terá ainda mais perdas. Eles vieram para nossa terra", disse Zelensky.

Em várias cidades da Ucrânia instalou-se a confusão, com a corrida à gasolina, compras e multibancos. Várias estações de metro foram transformadas em abrigos.

Apesar das sanções dos Aliados, Vladimir Putin avançou com ofensiva às 3h00 (hora de Lisboa). Kiev declara Lei Marcial e encerra espaço aéreo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+