Tempo
|
A+ / A-

UE e Ucrânia chegam a acordo para missão de formação militar

21 fev, 2022 - 12:28 • Ricardo Vieira, com agências

A missão de treino militar, que estava em discussão há vários meses, prevê o envio de conselheiros da UE para reformar o sistema de formação militar ucraniano, que remonta à era soviética.

A+ / A-

A União Europeia (UE) vai instalar uma missão de formação militar na Ucrânia, anunciou esta segunda-feira o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba.

A medida simbólica acontece em plena crise entre o Ocidente e a Rússia, que tem milhares de soldados junto às fronteiras com a Ucrânia.

A missão de treino militar, que estava em discussão há vários meses, prevê o envio de conselheiros da UE para reformar o sistema de treino militar ucraniano, que remonta à era soviética.

"Chegámos a um acordo de princípio para que a União Europeia avance com uma missão de aconselhamento e treino militar na Ucrânia. Não serão forças de combate, mas um novo elemento na cooperação entre a Ucrânia e a União Europeia”, declarou o chefe da diplomacia da Ucrânia, em Bruxelas.

“Os detalhes, os principais parâmetros e o cronograma deste lançamento ainda terão que ser discutidos, mas é fundamental que possamos abrir esta nova página nas nossas relações”, sublinhou Dmytro Kuleba.

O ministro ucraniano apela também aos homólogos europeus que “forneçam uma perspetiva europeia à Ucrânia”.

No domingo, as autoridades da Bielorrússia, aliadas de Moscovo, anunciaram que as tropas russas que estão no país desde 10 de fevereiro para exercícios militares ali vão continuar para mais manobras, o que, segundo os Estados Unidos, reforça a possibilidade de uma invasão estar prestes a acontecer.

Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) anunciaram no sábado ter registado em 24 horas mais de 1.500 violações do cessar-fogo na Ucrânia oriental, número que constitui um recorde este ano, tendo mesmo a organização convocado igualmente para hoje uma reunião extraordinária para debater a escalada de tensão militar.

Os ministros dos 27, entre os quais Augusto Santos Silva, trocaram impressões com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, num pequeno-almoço informal a anteceder os trabalhos formais do Conselho.

O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150 mil soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.

Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.

Entretanto, aumentaram nos últimos dias os confrontos entre o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos no leste do país, sobretudo no Donbass, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+