Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa diz que Rússia está a violar o direito internacional e manifesta solidariedade com a Ucrânia

21 fev, 2022 - 22:38

Durante a noite de hoje, assistiu-se a uma escalada de tensão no Leste da Europa.

A+ / A-

O primeiro-ministro António Costa reagiu esta segunda-feira à entrada de tropas russas nas regiões de Donetsk e Lugansk. "O reconhecimento russo das duas regiões separatistas da Ucrânia viola claramente os acordos de Minsk e põe em causa a integridade territorial da Ucrânia".

Costa reitera que conedena de forma veemente"esta ação e manifestamos total solidariedade para com a Ucrânia".

Depois de várias semanas de ameaças e tentativas de diálogo, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o reconhecimento da independência das províncias separatistas do Leste da Ucrânia e acusa a NATO de transformar os territórios ucranianos num "teatro de guerra".Escalada de tensão no Leste da Europa.

Mais tarde, o exército russo entrou nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk para realizar "funções de manutenção da paz".

De acordo com o decreto presidencial, assinado esta segunda-feira por Vladimir Putin, Moscovo ordenou o envio de militares russos para o Donbass, na leste da Ucrânia.

"O exercício pelas Forças Armadas da Federação Russa no território da República Popular de Donetsk é de funções de manutenção da paz", pode ler-se no documento.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+