Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Como aumentar a natalidade? Pequim disponibiliza serviços de fertilização

21 fev, 2022 - 08:10 • Olímpia Mairos , com Reuters

Dados oficiais mostraram que a taxa de natalidade da China caiu para um nível recorde em 2021.

A+ / A-

Pequim vai disponibilizar mais de uma dúzia de serviços de fertilização, através de um sistema de seguro médico, para apoiar as famílias que querem ter filhos.

De acordo com o jornal Beijing Daily, “os serviços médicos que utilizam tecnologias de reprodução assistida (ART) serão cobertos pelo seguro estatal da cidade, a partir de 26 de março”.

A medida de apoio à fertilidade surge numa altura em que a China assiste a um declínio dramático nos nascimentos.

A nova cobertura reprodutiva poderá, assim, ajudar a reduzir os custos e beneficiar os casais com fracos rendimentos, sem acesso a seguros médicos privados, que procuram ter filhos.

Os dados oficiais mostraram que a taxa de natalidade da China caiu para um nível recorde em 2021, uma tendência que levou o Governo nacional, no ano passado, a permitir que os casais tivessem até três filhos.

O país almeja alcançar uma taxa de natalidade "apropriada", disse o primeiro-ministro Li Keqiang no início da reunião parlamentar anual, em março do ano passado.

A China enfrenta o que os especialistas chamam de "bomba-relógio demográfica", na medida em que a sua população idosa aumenta e a sua força de trabalho diminui, face ao decréscimo de nascimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+