Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão Ucrânia/Rússia. Diplomacia portuguesa expressa solidariedade para com Kiev

20 fev, 2022 - 09:00 • Lusa

Numa mensagem na rede social Twitter, o ministério liderado por Augusto Santos Silva expressou solidariedade com a Ucrânia, afirmando-se "alinhado" com a declaração de hoje do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Joseph Borrell, sobre a situação diplomática com a Rússia.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português manifestou este domingo "solidariedade para com a Ucrânia", no atual contexto de tensão militar crescente com a Rússia.

Numa mensagem na rede social Twitter, o ministério liderado por Augusto Santos Silva expressou solidariedade com a Ucrânia, afirmando-se "alinhado" com a declaração de hoje do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Joseph Borrell, sobre a situação diplomática com a Rússia.

"A UE condena a utilização de armamento pesado e o bombardeamento indiscriminado de zonas civis, que constituem uma clara violação dos acordos de Minsk e do direito internacional. Elogiamos a postura de contenção da Ucrânia, perante as contínuas provocações e esforços de desestabilização", escreveu Borrell.

A UE expressou hoje o "apoio inabalável" à Ucrânia e manifestou grande preocupação pelo aumento da presença militar russa em torno da Ucrânia, apelando a uma retirada substancial das forças militares e a enveredar pelo caminho da diplomacia.

O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.

Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.

Entretanto, nos últimos dias, o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos têm vindo a acusar-se mutuamente de novos bombardeamentos no leste do país, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Os líderes dos separatistas pró-russos de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, decretaram hoje a mobilização geral para fazer face a este aumento da violência.

Os observadores internacionais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) informaram na sexta-feira que as violações do cessar-fogo na região registaram um "aumento significativo", com mais de 800 violações só na sexta-feira, mais do triplo da média do último mês.

Aquele mesmo órgão registou, nas últimas 24 horas, mais de 1.500 violações das tréguas que é suposto estarem em vigor na linha da frente na Ucrânia oriental, número que constitui um recorde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+