Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mulher curada do HIV após tratamento com células estaminais

16 fev, 2022 - 21:08 • Redação

A paciente está livre do vírus há 14 meses.

A+ / A-

Uma doente norte-americana será a terceira pessoa no mundo e a primeira mulher a ser curada do HIV.

A paciente estava em tratamento para uma leucemia quando recebeu um transplante de células estaminais de alguém com resistência natural ao vírus que causa a Sida.

Mas os especialistas dizem que o método de transplante usado, envolvendo sangue do cordão umbilical, é muito arriscado para ser adequado para a maioria das pessoas com HIV.

O caso da paciente foi apresentado numa conferência médica em Denver, nos EUA, na terça-feira e é a primeira vez que se sabe que esse método foi usado como uma cura funcional do HIV.

A paciente recebeu um transplante de sangue do cordão umbilical como parte do tratamento contra o cancro e, desde então, não precisou fazer a terapia antirretroviral necessária para tratar o HIV.

O caso fez parte de um estudo maior nos EUA de pessoas vivendo com HIV que receberam o mesmo tipo de transplante de sangue para tratar câncer e doenças graves.

As células transplantadas que foram selecionadas têm uma mutação genética específica, o que significa que não podem ser infectadas pelo vírus HIV.

Os cientistas acreditam que o sistema imunológico dos recetores pode desenvolver resistência ao HIV como resultado.

Mas essa abordagem não nos aproxima de uma cura para os 37 milhões de pessoas que vivem com HIV, a maioria das quais habita na África Subsaariana.

O potencial dos transplantes de células estaminais foi demonstrado em 2007, quando Timothy Ray Brown foi o primeiro a ser curado do HIV.

Desde então, a proeza foi repetida apenas duas vezes com Adam Castillejo e agora com esta paciente de Nova Iorque.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+