Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canadá

Trudeau invoca medidas de emergência para lidar com protestos do "Comboio da Liberdade"

14 fev, 2022 - 21:45 • Redação

Segundo o primeiro-ministro do Canadá, o governo permitirá que as instituições financeiras bloqueiem contas de entidades que estão a apoiar as manifestações no país.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, invocou a lei de medidas de emergência do país para lidar com os protestos "Comboio da Liberdade" que já se prolongam há três semanas, em Otava.

A lei dá poderes especiais ao governo, mas o chefe do Executivo canadiense garante que não vai utilizar os militares enquanto a lei estiver em vigor.

Segundo Justin Trudeau o governo permitirá que as instituições financeiras bloqueiem contas de entidades que estão a apoiar as manifestações no país.

O primeiro-ministro do Canadá pede aos participantes do movimento para "ir para casa" e garante que o governo apoia a liberdade de expressão, mas não pode aceitar que os protestantes privem "os seus vizinhos de exercer a sua própria liberdade".

"É altura de parar", declarou Justin Trudeau, numa declaração à imprensa local.

Há mais de duas semanas, centenas e, às vezes, milhares de manifestantes em camiões e outros veículos entupiram as ruas de Otava, a capital, contestando a vacinação obrigatória para camionistas e outras medidas de combate à pandemia adotadas pelo Governo liberal de Trudeau.

Os protestos do "Comboio da Liberdade" já se estenderam à Europa, em protestos ligados a movimentos negacionistas e contra medidas de proteção sanitária, no contexto da pandemia da Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+