Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião que saiu da Madeira para a Ucrânia aterra na Moldávia

13 fev, 2022 - 12:38 • Marta Grosso

Na origem da derivação na rota está a proibição de entrada no espaço aéreo ucraniano, apesar de os aeroportos no país parecerem estar a operar com normalidade.

A+ / A-

Um avião da companhia aérea SkyUp foi obrigado a aterrar na Moldávia neste domingo, apesar de ter como destino Kiev, na Ucrânia. Tinha partido da Madeira.

A informação é avançada pela própria companhia no seu site.


“De acordo com os requisitos do proprietário da aeronave, a SkyUp UR-SQO, que voava do Funchal (Madeira, Portugal) para Boryspil (Ucrânia) com o número de voo PQ0902, foi forçada a aterrar em Chisinau (República da Moldávia)”, indica o comunicado da empresa.

“A SkyUp conseguiu chegar a um acordo sobre a aterragem no aeroporto mais próximo da Ucrânia – em Chisinau – e providenciar uma transferência de 175 passageiros para Kiev”, acrescenta.

O aparelho não pôde entrar no espaço aéreo da Ucrânia, devido à proibição do locador, lê-se na nota. Mas, segundo a plataforma Flightradar (que disponibiliza a visualização de aviões do mundo todo em tempo real), os aeroportos na Ucrânia estarem a operar com normalidade.

Segundo este portal, há aviões a sobrevoar o espaço aéreo da Ucrânia e não há declarações oficiais sobre qualquer bloqueio.

De acordo com a informação disponibilizada pela SkyUp, o proprietário do aparelho (uma empresa irlandesa) informou a companhia, em 12 de fevereiro de 2022, sobre a proibição imediata da entrada de aeronaves UR-SQO no espaço aéreo ucraniano.

No sábado, a companhia aérea holandesa KLM suspendeu os voos para a Ucrânia, devido ao clima de tensão com o Ocidente, onde muitos países estão a aconselhar os seus cidadãos a deixarem o país.

A KLM tornou-se assim na primeira companhia aérea do mundo a deixar de voar para a Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+