Tempo
|
A+ / A-

Registado sismo de 5,7 no Afeganistão sem vítimas a lamentar

05 fev, 2022 - 14:06 • Lusa

O tremor também foi sentido noutros países da região, incluindo o Paquistão e a Índia.

A+ / A-

Um sismo de magnitude de 5,7 atingiu este sábado o nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Tajiquistão. Não há, até ao momento, vítimas a lamentar nem "danos materiais graves" registados, adianta a agência Efe.

O abalo, sentido por volta das 09h00 locais, ocorreu a uma profundidade de 209 quilómetros perto da aldeia de Ashkashamen, na província de Badakhshan, segundo a agência de notícias espanhola que cita o US Geological Survey (USGS), cerca de um mês depois de um sismo no noroeste daquele país que matou pelo menos 26 pessoas.

O tremor "não causou vítimas e apenas uma casa ruiu no nordeste da província de Kunar", a sul de Badakhshan, disse à Efe o porta-voz do Ministério Afegão de Gestão de Catástrofes, Mohammad Nasim Haqqani.

O tremor também foi sentido noutros países da região, incluindo o Paquistão e a Índia.

Na Índia, o tremor foi sentido principalmente na região de Jammu e Caxemira, no noroeste do país, embora também tenha sido ligeiramente sentido noutras cidades perto de Nova Deli, sem que, até agora, existam relatos de danos ou feridos.

O Afeganistão é propenso a sismos, especialmente na área conhecida como o Hindu Kush, uma zona sísmica altamente ativa e uma fonte comum de terramotos na região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+