A+ / A-

Itália. Sergio Mattarella de novo empossado como Presidente

03 fev, 2022 - 05:32 • Lusa

Mattarella, de 80 anos, acabou por ser a melhor solução para quebrar o impasse político que atingiu a terceira maior economia da zona euro.

A+ / A-

Sergio Mattarella toma posse, esta quinta-feira, para um segundo mandato como Presidente da República de Itália, algo que não desejava mas que acabou por ser inevitável perante a incapacidade dos partidos italianos de encontrarem um nome presidencial consensual.

Após sete votações inconclusivas, o parlamento italiano elegeu, no sábado passado, na oitava ronda de votações, Sergio Mattarella para um novo mandato presidencial de sete anos.

Mattarella, 80 anos, acabou por ser a melhor solução para quebrar o impasse político que atingiu Itália durante seis dias e que chegou a paralisar o trabalho do Governo.

A eleição do Presidente da República decorria há uma semana sem acordo quanto a um nome, o que prolongava a incerteza que pesava sobre o futuro do primeiro-ministro, Mario Draghi, e da coligação governante.

O ainda Presidente, cujo primeiro mandato terminava precisamente nesta quinta-feira, obteve os 505 votos necessários, a maioria absoluta dos 1.009 "grandes eleitores": 630 deputados, 321 senadores e 58 delegados regionais.

O Presidente da República tem um papel essencialmente protocolar em Itália, mas este ano estava muito em jogo: se Mario Draghi fosse eleito, abandonaria a liderança do seu Governo que assenta numa frágil coligação.

Uma tal escolha poderia desencadear eleições legislativas antecipadas, numa ocasião em que o país se prepara para reformas necessárias à obtenção de milhares de milhões de euros, no âmbito do fundo de recuperação da União Europeia.

Itália, a terceira maior economia da zona euro, é o maior beneficiário europeu desse programa, estando previsto receber quase 200 mil milhões de euros, desde que cumpra os requisitos de reformas em diversas áreas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+