Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Macron e Putin conversam por telefone esta sexta-feira

28 jan, 2022 - 05:41 • Lusa

A discussão entre ambos o líderes acontece depois de uma reunião, em Paris, que juntou representantes dos países que integram o chamado Formato Normandia e que terminou sem um entendimento formalizado.

A+ / A-

O presidente da França, país que preside atualmente ao Conselho da União Europeia (UE), vai esta sexta-feira conversar via telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em mais um esforço para tentar desanuviar a tensão sobre a Ucrânia.

A conversa telefónica entre Macron e Putin ocorre numa altura em que a “bola” está do lado de Moscovo, depois de os Estados Unidos da América (EUA) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) terem respondido, por escrito, às exigências russas sobre a questão ucraniana.

A tensão atual deve-se à concentração de um grande número de tropas russas na fronteira com a Ucrânia nos últimos meses.

Os países ocidentais acusam a Rússia de pretender invadir novamente o país vizinho, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014, e de alegadamente patrocinar, desde então, um conflito em Donbass, no leste da Ucrânia.

A Rússia nega, mas associa uma diminuição da tensão a tratados que garantam que a NATO não se expandirá para países do antigo bloco soviético.

No passado dia 19 de janeiro, durante um discurso no Parlamento Europeu, por ocasião da apresentação das prioridades da presidência francesa da UE, Macron defendeu que a Europa devia adotar muito em breve “uma nova ordem de segurança e estabilidade”, em articulação com a NATO, tendo em vista as relações com Moscovo e o desanuviamento das atuais tensões.

A conversa entre Macron e Putin acontece cerca de 48 horas depois de uma reunião em Paris que juntou representantes da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha, países que integram o chamado Formato Normandia.

Do encontro, que durou mais de oito horas, não saiu nenhum acordo sobre o conflito em território ucraniano, mas os representantes prometeram novas negociações nas próximas duas semanas na capital alemã, Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+