Tempo
|
A+ / A-

Taiwan. Embaixador chinês nos EUA alerta para a ameaça de guerra entre os dois países

28 jan, 2022 - 22:05 • Redação

Qin Gang diz que haverá consequências se os EUA continuarem a apoiar Taiwan nas pretensões independentistas.

A+ / A-

O embaixador da China nos EUA afirmou que os dois países podem estar à beira de um “conflito militar” devido ao futuro de Taiwan, numa referência pouco comum e explícita à perspetiva de uma guerra.

“A questão de Taiwan é o maior barril de pólvora entre a China e os Estados Unidos”, disse Qin Gang à emissora pública norte-americana National Public Radio (NPR), nesta sexta-feira.

“Se as autoridades taiwanesas, encorajadas pelos Estados Unidos, continuarem no caminho da independência, provavelmente envolverá a China e os Estados Unidos, os dois grandes países, no conflito militar”, sublinhou Qin.

As tensões continuam a crescer. Pequim considera Taiwan uma província separatista da China. Em novembro, o presidente chinês, Xi Jinping, disse a Joe Biden que qualquer apoio à independência de Taiwan por parte dos EUA seria “como brincar com fogo” e que “aqueles que brincam com fogo vão se queimar”.

Pequim está a aumentar sua pressão sobre a ilha democraticamente governada nos últimos anos. Em outubro, Xi prometeu realizar a “reunificação” com Taiwan por meios pacíficos. Mas no domingo, a força aérea da China enviou 39 aviões de guerra para a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan – o maior número diário desde outubro.

Os EUA e alguns aliados defenderam nos últimos meses a “participação significativa de Taiwan no sistema da ONU”, uma medida que irritou a China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+