Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tonga continua a receber ajuda humanitária. EUA doaram mais 2,22 milhões

26 jan, 2022 - 09:33 • Sofia Freitas Moreira com Reuters

A erupção do vulcão desencadeou um tsunami que destruiu aldeias e resorts e derrubou as comunicações no país com cerca de 105 mil cidadãos. Até ao momento, três pessoas morreram.

A+ / A-

Ajuda humanitária continua a chegar ao Tonga, dias após uma erupção vulcânica e um tsunami terem devastado o arquipélago do Pacífico. Segundo a Cruz Vermelha, as limpezas que decorreram no aeroporto, que se encontrava coberto de cinzas, fizeram com que os aviões conseguissem voltar a aterrar em segurança.

Segundo a agência Reuters, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) disse que, com os abastecimentos adicionais, o seu pessoal e voluntários têm conseguido intensificar as entregas de água potável e a criação de abrigos nas ilhas do país.

"Esta catástrofe abalou o povo do Tonga como nada que tenhamos visto na nossa vida", disse Sione Taumoefolau, secretária-geral da Cruz Vermelha do Tonga, numa declaração. "O tsunami dizimou casas e aldeias, mas nós já estamos a reconstruir no meio das cinzas".

A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) avançou que os Estados Unidos doaram mais 2,22 milhões de euros (2,5 milhões de dólares) em assistência humanitária.

O governo australiano disse, esta quarta-feira, que vai doar mais 1,3 milhões de euros (1,43 milhões de dólares) em financiamento humanitário ao Tonga, elevando o compromisso da Austrália até à data para 3 milhões de dólares.

As imagens da destruição no Tonga. ONU diz que 80% da população foi afetada
As imagens da destruição no Tonga. ONU diz que 80% da população foi afetada

Surto de Covid-19 no país “seria catastrófico”

A Austrália tem ajudado o país, também, através da restauração da energia e das comunicações, e do armazenamento e entrega de equipamentos de socorro.

Um navio de guerra australiano chegou ao Tonga na quarta-feira à noite, entregando ajuda sem contacto humano depois de terem sido registados, entre a tripulação, cerca de 29 de casos de Covid-19.

"O navio está a executar uma entrega, totalmente sem contacto, de ajuda humanitária e de material de socorro em caso de catástrofe", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Marise Payne, o ministro da Defesa, Peter Dutton, e o ministro do Desenvolvimento Internacional e do Pacífico, Zed Seselja, numa declaração conjunta.

As Nações Unidas, a Cruz Vermelha e outras agências de assistência terrestre no Tonga advertiram que um surto de Covid-19 na ilha seria catastrófico neste momento.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai desencadeou um tsunami que destruiu aldeias e resorts e derrubou as comunicações no país com cerca de 105 mil cidadãos. Até ao momento, três pessoas foram dadas como mortas, disseram as autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+