Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. ECDC pede mudança de estratégia com gripe incluída

24 jan, 2022 - 16:00 • Marta Grosso

Centro Europeu para o Controlo de Doenças recomenda aos Estados-membros que passem dos mecanismos de vigilância de emergência para outros mais sustentáveis e que relatem apenas os casos sintomáticos.

A+ / A-

Mudar de estratégia e incluir a Covid-19 no grupo das outras doenças respiratórias é a recomendação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), um organismo da União Europeia que tem como missão identificar as ameaças para a saúde humana decorrentes de doenças como a gripe aviária, a SARS, a SIDA e a Covid-19.

“O ECDC emitiu a orientação de vigilância da Covid-19 – Transição da vigilância de emergência para a vigilância de rotina de patógenos respiratórios em 18 de outubro de 2021, na qual incentiva os países a fazer a transição da vigilância de emergência para sistemas de vigilância mais sustentáveis e orientados por objetivos”, afirma o organismo à Renascença.

“Essa vigilância deve integrar a vigilância da Covid-19 com a vigilância da gripe e outros patógenos respiratórios”, acrescenta, sublinhando que “os atuais sistemas de vigilância da gripe não são suficientemente sensíveis e representativos para permitir a vigilância conjunta da Covid-19”.

Os países devem, portanto, “considerar expandir a cobertura de provedores sentinela para melhorar a sensibilidade e a recolha de amostras suficientes para caracterização adicional”, refere o ECDC na orientação emitida.

Se a recomendação for adotada por Portugal, poderá significar o fim dos boletins de situação diários da Direção-Geral da Saúde (DGS) para passar a haver uma atualização semanal.

Diz o organismo europeu que muitos Estados-membro da União Europeia já têm “sistemas abrangentes de vigilância para Covid-19”, mas com políticas divergentes, o que afeta “a comparabilidade dos dados ao nível da UE/EEE”.

É nesse sentido que surge a orientação de outubro, que lança pontos-chave para a homogeneização de critérios.

Apenas casos sintomáticos

Entre os critérios consta a importância de relatar apenas os doentes com sintomas da doença, “pois isso melhorará a comparabilidade”.

No caso de não ser possível fazer um teste abrangente a todos os que apresentam sintomas, deve ser considerado “um subconjunto representativo de casos sintomáticos” a ser testado, “preferencialmente por PCR”.

Desse subgrupo devem ser recolhidas as amostras positivas para SARS-CoV-2 para se fazer a sequenciação genómica.

O ECDC aconselha ainda à monitorização da eficácia da vacina através de “estudos ‘ad hoc’, possivelmente incorporados nos sistemas de vigilância”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+