Tempo
|
A+ / A-

Recolher obrigatório decretado no Burkina Faso

23 jan, 2022 - 21:10 • Lusa

Um decreto do presidente Roch Marc Christian Kaboré indicou depois que o recolher obrigatório será mantido "até nova ordem" e abrange "todo o território nacional".

A+ / A-

Um recolher obrigatório noturno foi hoje decretado no Burkina Faso, após uma revolta militar em vários quartéis para exigir a saída das chefias do Exército e uma resposta aos ataques jihadistas.

A medida, que entra em vigor entre as 20:00 locais de hoje (mesma hora em Lisboa) e as 05:30 de segunda-feira, foi anunciada na televisão nacional, segundo um jornalista da AFP.

O Ministério da Educação do Burkina Faso anunciou em comunicado que as escolas vão permanecer fechadas em todo o país nos próximos dois dias.

Uma revolta militar para exigir a saída das chefias do exército e uma resposta aos ataques jihadistas no país já levou a motins nas casernas e à destruição da sede do partido no poder, incendiada.

Segundo a AFP, o incêndio na sede do Movimento do Povo pelo Progresso (MPP) foi provocado por manifestantes que apoiam os militares revoltosos.

A polícia dispersou os manifestantes com recurso a gás lacrimogéneo.

Também segundo a AFP, hoje de manhã registaram-se vários motins em casernas para exigir a saída das chefias do exército e "meios mais adequados" para combater os ataques jihadistas que ocorrem no Burkina Faso desde 2015 e que o Governo não tem conseguido conter.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+