Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bélgica

Condenado a 15 anos o líder de operação que matou 39 migrantes em contentor

19 jan, 2022 - 12:44 • Lusa

Os corpos foram encontrados num camião frigorífico na região de Essex (Inglaterra), em 2019. O caso provocou indignação em todo o mundo. Dois outros suspeitos foram condenados em 2020.

A+ / A-

Um vietnamita de 45 anos foi condenado nesta quarta-feira a 15 anos de prisão na Bélgica pelo seu papel na liderança de uma operação de tráfico de migrantes que provocou, em 2019, a morte de 39 compatriotas dentro de um contentor.

Vo Van Hong foi considerado, pela parte belga da investigação, como o líder da organização e tinha dois esconderijos no município de Anderlecht, em Bruxelas.

Os corpos de 39 migrantes – 31 homens e oito mulheres – foram encontrados mortos num camião frigorífico numa área industrial em Grays, na região de Essex, cerca de 30 quilómetros a leste de Londres.

O camião foi localizado depois de ter entrado em Inglaterra através de um ferry que partiu do porto belga de Zeebruge. Foi desde logo aberta uma investigação na Bélgica para identificar os intermediários deste tráfico de seres humanos que atuaram naquele país.

A descoberta do camião, em outubro de 2019, provocou indignação em todo o mundo e expôs as rotas de migração clandestina altamente organizadas entre o Vietname e a Europa.

As vítimas eram todas do Vietname e morreram de asfixia e hipertermia devido ao calor e à falta de oxigénio no espaço confinado do contentor.

Um total de 23 pessoas, principalmente vietnamitas ou belgas de origem vietnamita, foram julgadas em dezembro de 2021 perante o Tribunal Criminal de Bruges.

Durante o julgamento desta quarta-feira, que começou às 9h30 (8h30 em Lisboa), o presidente do tribunal deverá detalhar as responsabilidades de cada um.

O presidente começou com o caso de Vo Van Hong, condenado por liderar “uma organização criminosa” na Bélgica que permitiu o tráfico para o Reino Unido de um total de “115 pessoas” identificadas entre setembro de 2018 e maio de 2020, data em que foi detido.

A decisão judicial corresponde à solicitada pelo Ministério Público Federal, ou seja, a pena máxima prevista para estes casos. Vo Van Hong também foi multado em quase 1 milhão de euros.

Além de Van Hong, 22 pessoas foram acusadas pelo crime, tendo sido pedidas penas entre um a 10 anos de prisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+