Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento Europeu elege novo presidente

18 jan, 2022 - 04:48 • Redação com Lusa

A eleição já estava prevista, não estando relacionada com a morte de David Sassoli. A maltesa Roberta Metsola (PPE) aparece como favorita ao cargo.

A+ / A-

O Parlamento Europeu realiza, esta terça-feira, as primeiras rondas de votação para eleger o novo presidente da instituição até 2024, que irá suceder ao falecido David Sassoli na segunda metade da legislatura.

O escrutínio, que vai decorrer em Estrasburgo, já estava planeado e não se relaciona com a morte do italiano David Sassoli, falecido na semana passada aos 65 anos.

O anúncio oficial das candidaturas foi feito na segunda-feira (no prazo previsto) em plenário pelo vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), Pedro Silva Pereira.

Foram anunciadas quatro candidaturas à presidência da assembleia europeia: da maltesa Roberta Metsola (PPE), da sueca Alice Bah Kuhnke (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia), do polaco Kosma Zlotowski (Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus) e da espanhola Sira Rego (Grupo da Esquerda).

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PPE), é a grande favorita à sucessão. A atual vice-presidente do Parlamento Europeu conta ainda com o apoio dos Socialistas e Democratas e do grupo RenewEurope, o terceiro maior do PE.

A advogada e eurodeputada antiaborto poderá vir a ser eleita como a terceira mulher a chefiar o Parlamento Europeu, no dia em que celebra 43 anos.

Processo de eleição

A eleição do presidente do Parlamento Europeu realiza-se por voto secreto, sendo que, para ser eleito, um candidato deve obter a maioria absoluta dos votos expressos válidos, ou seja, 50% mais um.

Devido à pandemia, a votação será realizada por via remota, já que alguns eurodeputados não participam presencialmente na sessão.

Os candidatos irão começar por fazer uma breve apresentação e depois realiza-se a primeira volta do escrutínio, cujo resultado é anunciado pelas 11h00 (hora local, menos uma em Lisboa).

De seguida, os eurodeputados vão também eleger os 14 vice-presidentes e os cinco questores, que compõem a Mesa do Parlamento Europeu, escolha que determinará a composição deste órgão nos próximos dois anos e meio, ou seja, até 2024.

O vencedor deste escrutínio será o 32.º Presidente do Parlamento Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+