A+ / A-

Cimeira telefónica

Invasão da Ucrânia? EUA prometem resposta determinada. Sanções seriam "erro colossal", diz Moscovo

31 dez, 2021 - 00:39 • Redação com Lusa

Washington e Moscovo mantêm aberta a via do diálogo, mas as exigências de cada um dos lados mantêm-se.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou, esta quinta-feira, o seu homólogo russo, que Washington responderá "determinadamente" a qualquer invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto Vladimir Putin frisou que sanções contra Moscovo serão um "erro colossal".

De acordo com a Casa Branca, Joe Biden sublinhou que “os EUA e os seus aliados responderão de forma decisiva caso a Rússia invada a Ucrânia”.

Já o Kremlin transmitiu uma perceção mais distendida da cimeira telefónica que durou cerca de 50 minutos.

Putin ficou "satisfeito" com a conversa "franca" e "objetiva" com Joe Biden e que foi descrita como um passo importante para os encontros diplomáticos de janeiro.

No entanto, Moscovo alerta Washington que a adoção de mais sanções será um “erro colossal” e poderá causar “a quebra total das relações”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+