Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

variante ómicron

Covid-19. Mais de metade dos europeus serão infetados no prazo de seis a oito semanas, diz OMS

11 jan, 2022 - 12:19 • Redação

Estimativa do diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa parte do princípio que o ritmo de propagação vai manter-se.

A+ / A-

Veja também:


Mais da metade da população europeia deve ser infetada pela variante Ómicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas. A estimativa foi avançada esta terça-feira pelo o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o continente.

A Europa registou mais de sete milhões de novos casos de Covid-19 na primeira semana de 2022, mais do dobro do registado em duas semanas, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa.

"A este ritmo, o Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde prevê que mais de 50% da população da região será infetada com a Ómicron nas próximas seis a oito semanas", disse Kluge.

Este responsável da OMS alerta ainda para um tal número de infetados que "em muitos países as escolas podem não ter capacidade de manter todas as turmas em funcionamento a tempo inteiro, dada a falta de pessoal".

O responsável da OMS sublinhou que a Ómicron propaga-se mais rapidamente do que qualquer outra variante e deixou um apelo aos países para que imponham a utilização de máscaras em ambientes fechados e que assegurem que os indivíduos vulneráveis têm acesso a esse equipamento de proteção.

O diretor europeu da OMS deixou ainda renovado um apelo à vacinação, lembrando que, na Dinamarca, onde os casos da Ómicron explodiram nas últimas semanas, os internamentos de pacientes não vacinados foram seis vezes superiores aos internamentos de vacinados, na semana a seguir ao Natal.

Para o responsável, que assinalou o contágio “sem precedente”, a vaga atual “desafia os sistemas de saúde e a prestação de serviços em vários países onde a Ómicron se propagou rapidamente”.

Para a OMS, ainda não é possível classificar a covid-19 como uma endemia, como a gripe.

“Temos um vírus que evolui muito rapidamente e que coloca desafios novos. Não estamos em condições de o poder classificar como endémico”, afirmou a responsável europeia pelas emergências sanitárias, Catherine Smallwood.

Hans Kluge considerou que o objetivo de 2022 é, antes de mais, estabilizar a pandemia, reconhecendo que “o vírus já surpreendeu mais do que uma vez”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    11 jan, 2022 évora 14:06
    O corpo humano é constituído por uma panóplia de vírus e bactérias e tem sobrevivido à milhões de anos , talvez o contato seja mais positivo do que injetarem alterações genéticas de partículas camufladas em alegadas vacinas que afinal não o são , são um embuste e só geram bilionários no Mundo à conta do terror e medo , não existem mais vírus mortais e bactérias para se preocuparem ? Acho que já Chega . Até já na Constituição Portuguesa um fedelho acabado de ser desmamado quer alterar em prejuízo da legalidade democrática , só falta um dia e o virá ... uma mulher ser - lhe pedido teste de gravidez antes de assinar contrato de trabalho .

Destaques V+