Tempo
|
A+ / A-

EUA

Biden vai atribuir a Trump "responsabilidade única" sobre invasão ao Capitólio

05 jan, 2022 - 22:39 • Lusa

O atual Presidente considera a data de 06 de janeiro de 2021 um "trágico culminar do que os quatro anos" do mandato de Trump fizeram ao país. Na quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário do ataque, dia em que Biden vai discursar.

A+ / A-

O Presidente dos EUA, Joe Biden, vai fazer um discurso na quinta-feira, assinalando um ano sobre o ataque ao Capitólio, em que denunciará a "responsabilidade única" do ex-Presidente Donald Trump na "carnificina" durante a invasão.

Joe Biden "olha para o dia 06 de janeiro como a trágica conquista do que quatro anos da presidência de Trump fizeram a este país", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, manifestando a intenção de o atual Presidente endurecer o tom de crítica sobre o seu antecessor.

"O Presidente vai explicar o significado do que aconteceu no Capitólio e a responsabilidade única que Trump tem pelo caos e carnificina a que assistimos naquele dia", disse Psaki sobre o discurso, que acontecerá um ano depois do ataque em que cinco pessoas morreram e 140 polícias ficaram feridos.

"(Biden) vai rejeitar enfaticamente as mentiras que o ex-Presidente espalhou, na tentativa de enganar o povo americano e os seus próprios apoiantes, bem como de subtrair a atenção sobre o seu papel no ocorrido", acrescentou a porta-voz.

O atual Presidente considera a data de 06 de janeiro de 2021 um "trágico culminar do que os quatro anos" do mandato de Trump fizeram ao país, que "minou a Constituição e ignorou o seu juramento ao povo americano na tentativa de acumular mais poder para si mesmo e para os seus aliados", explicou Psaki.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, no seu discurso de quinta-feira, Biden vai dizer que considera Trump "uma ameaça à democracia americana" e vai lamentar que o ex-Presidente "trabalhe constantemente para minar os valores básicos dos Estados Unidos e a legalidade".

Trump chegou a ter previsto fazer declarações no dia de aniversário do ataque ao Capitólio, onde Joe Biden irá discursar, mas na terça-feira acabou por recuar da intenção, anunciando que irá pronunciar-se num comício a 15 de janeiro.

Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos
Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos

O ex-presidente - que até agora se recusou a aceitar a derrota perante Biden, nas eleições de 2020 - fez um comício para os seus apoiantes, pouco antes do ataque, no qual encorajou a multidão a marchar sobre o Capitólio e a lutar para impedir a validação do resultado eleitoral.

Trump foi julgado politicamente no Senado pela sua responsabilidade no assalto, mas foi absolvido graças aos votos dos republicanos.

A maioria dos eleitores republicanos continua a acreditar nas alegações não comprovadas de Trump sobre fraude eleitoral, de acordo com as diversas sondagens, e o ex-Presidente continua a espalhar teorias de conspiração segundo as quais os invasores do Capitólio não eram seus seguidores, apesar de várias investigações terem demonstrado que o eram.

Depois de terem caído logo após o ataque ao Capitólio, os índices de popularidade de Trump entre republicanos têm vindo a recuperar, para mais de 85%, segundo uma recente sondagem da YouGov.

Manifestantes invadem Capitólio. “Não vamos aturar mais isto”, diz Trump
Manifestantes invadem Capitólio. “Não vamos aturar mais isto”, diz Trump
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+