Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Reino Unido bate recorde diário de infeções e ultrapassa os 200 mil casos

04 jan, 2022 - 18:38 • João Carlos Malta

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, voltou a referir a necessidade de continuar a apostar na vacinação e mostrou confiança em passar a "onda da Ómicron" sem ser necessário um novo confinamento.

A+ / A-

O Reino Unido bateu, esta terça-feira, o recorde diário de casos de covid-19. Pela primeira vez, foi ultrapassada a barreira dos 200 mil casos, chegando a 218.724 em 24 horas.

O novo recorde diário representa mais de 60.000 infeções acima do total registado ontem - embora os números de segunda-feira tenham sido afetados pelo fim de semana do feriado.

Passaram-se menos de duas semanas desde que o total diário ultrapassou 100.000 pela primeira vez.

Os dados também revelam que que o número total de casos na semana anterior aumentou 50,9% em relação ao total da semana antecedente.

No mesmo dia em que o número de casos disparou foram contabilizadas 48 mortes.

Na reação a estes números, o primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que quem considera que a pandemia se encontra próxima do fim “está profundamente errado” e que “devemos agir com extrema precaução”.

Johnson põe a tónica na necessidade de aprofundar o processo de vacinação, até porque nove milhões de britânicos ainda não foram vacinados.

O mesmo diz que 90% dos que estão hoje nos cuidados intensivos não estão vacinados.

Sem se querer comprometer com a ausência de novas medidas, Boris Johnson disse que vai tentar uma abordagem equilibrada e que “há boas hipóteses de passar pela onda da Ómicron sem mais restrições e certamente sem ser necessário um confinamento geral”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+