Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

EUA vão voltar a exigir teste após cinco dias de isolamento para assintomáticos

02 jan, 2022 - 16:55

A notícia foi deixada por Anthony Fauci, ainda antes da nova orientação do Centro de Controlo de Doenças, que deve surgir nos próximos dias.

A+ / A-

O principal especialista dos Estados Unidos em doenças infeciosas admite voltar a exigir teste negativo mesmo a assintomáticos após os cinco dias de isolamento para quem testar positivo à Covid-19.

O recuo é anunciado por Anthony Fauci em duas entrevistas televisivas, numa altura em que a variante Ómicron acelera no país.

A última orientação norte-americana, de 27 de dezembro, diminuía de 10 para cinco os dias de isolamento para casos positivos assintomáticos, sendo apenas necessário usar máscara nos cinco dias depois. No entanto, o CDC (centro de controlo de doenças dos Estados Unidos) vai voltar a exigir teste negativo no final do isolamento.

“Houve alguma preocupação por não pedirmos teste no final dos cinco dias. Olhando para isto novamente, pode realmente haver a opção de realizar teste. Acredito que a CDC vai avançar por aí nos próximos dias”, refere Fauci.

O especialista confirma que os casos Covid-19, com Ómicron, têm tido uma “subida vertical” de novos casos, com uma média diária a rondar os 400 mil.

“Estamos no meio de um surto severo e com um aumento grande de casos. O aumento de casos não tem precedentes nas outras variantes”, acrescentou.

Anthony Fauci diz-se preocupado com o aumento de casos e que este aumento possa prejudicar o normal funcionamento dos hospitais no atendimento de outras doenças.

Mesmo noutros setores da sociedade, e empregos específicos, o especialista admite que possam ser afetados 30% da força de trabalho.

Nestas entrevistas à CNN e à ABC, Fauci volta a exortar os norte-americanos a que se vacinem, usem máscara no interior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+