Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 7.000 voos cancelados em todo o mundo no fim de semana de Natal

26 dez, 2021 - 17:38 • Lusa

Só este domingo contabilizaram-se 2.000 cancelamentos de voos, 570 dos quais dizem respeito a viagens internacionais ou internas nos EUA.

A+ / A-

Mais de 7.000 voos foram cancelados, em todo o mundo, no fim de semana de Natal, face à propagação da nova variante do vírus SARS-CoV-2, Ómicron, segundo dados do "site" FlightAware.

Só este domingo contabilizaram-se 2.000 cancelamentos de voos, 570 dos quais dizem respeito a viagens internacionais ou internas nos EUA.

No sábado, segundo a mesma página "online", já tinham sido cancelados quase 2.800 voos, e 970 dos quais dizem respeito a viagens com origem ou destino nos EUA, enquanto na sexta-feira verificaram-se 2.400 cancelamentos e 11.000 atrasos. .

Companhias como a Lufthansa, Delta e United Airlines cancelaram vários voos após os seus pilotos, comissários de bordo e outros funcionários terem estado expostos ao novo coronavírus.

Os dados da FlightAware revelam que a United Airlines cancelou 439 voos, entre sexta e sábado, 10% do total programado. .

"O pico de infetados com a Ómicron em todo o país, durante esta semana, teve um impacto direto nas nossas tripulações", apontou, no sábado, a United Airlines, citada pela Agência France Presse (AFP). .

A Delta Airlines, por sua vez, cancelou 470 voos, entre sexta-feira e sábado.

Pelo menos, uma dezena de voos da Alaska Airlines também foram cancelados, no período em causa, após os funcionários terem estado "potencialmente expostos ao vírus". .

A Lusa contactou a TAP para saber quantos voos já foram cancelados, mas não obteve resposta. .

No entanto, segundo os dados disponíveis no "site" da ANA, no que se refere ao Aeroporto de Lisboa, contabilizam-se hoje nove voos cancelados nas chegadas, oito da TAP e um da Orbest, e 11 nas partidas, todos da transportadora aérea portuguesa. .

Por sua vez, no sábado já tinham sido registados nove voos cancelados nas partidas do Aeroporto Humberto Delgado, sete dos quais da TAP, e 10 nas chegadas, oito da TAP.

Na sexta-feira, tinham-se verificado nove voos cancelados nas chegadas e 10 nas partidas.

Desde total, 17 pertenciam à TAP e os restantes à Transavia. .

No que diz respeito ao Aeroporto do Porto, somaram-se hoje dois voos cancelados nas chegadas e dois nas partidas, envolvendo as companhias TAP e Wizz Air Hungary. .

Neste aeroporto totalizaram-se, na sexta-feira, cinco voos cancelados nas chegadas e dois nas partidas, enquanto no sábado verificaram-se mais três cancelados nas chegadas e dois nas partidas. .

No que concerne a este aeroporto, a maioria dos voos cancelados, entre sexta e sábado, pertenciam à companhia Wizz Air, seguida pela TAP.

Segundo os dados disponíveis do "site" da ANA, não foram registados cancelamentos no Aeroporto de Faro, entre sexta-feira e sábado. .

Já hoje não se verificaram, novamente, cancelamentos nas chegadas, mas houve um cancelamento da TAP nas partidas.

A covid-19 provocou mais de 5,38 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal. .

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+