Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. OMS aprova uso de emergência para vacina da Novavax

17 dez, 2021 - 18:03 • Lusa

É a primeira vacina concebida a partir de proteínas autorizada pela OMS e a nona contra a Covid-19 aprovada pela organização.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou esta sexta-feira o uso de emergência da vacina CovovaxTM contra a Covid-19, produzida pelo Instituto Serológico da Índia e com licença do laboratório norte-americano Novavax.

Trata-se da primeira vacina concebida a partir de proteínas que desencadeiam uma resposta imunitária autorizada pela OMS e a nona contra a Covid-19 aprovada pela organização.

A vacina CovovaxTM é administrada em duas doses e pode ser conservada a temperaturas de refrigeração normais (entre 2ºC e 8ºC).

O comité de especialistas de vacinação da OMS ainda não definiu as faixas etárias para as quais a vacina é recomendada.

O produto original produzido pela Novavax chama-se " NuvaxovidTM" (NVX-CoV2373) e está em avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A OMS completará sua própria avaliação desta vacina assim que a EMA emitir a sua recomendação.

A aprovação do uso de emergência de vacinas possibilita a sua aquisição pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, destinado a prover os países mais pobres de vacinas contra a Covid-19.

A Covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+