Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Vídeo de alegada festa fictícia leva à demissão de assessora de Boris Johnson

08 dez, 2021 - 18:11

Na filmagem, datada de 22 de dezembro de 2020, simulando uma conferência de imprensa, Allegra Stratton é desafiada a responder a perguntas sobre rumores de uma alegada festa de Natal em Downing Street, onde não tinham sido respeitadas as regras de distanciamento, numa altura em que o Reino Unido viva sob fortes restrições por causa da pandemia. Boris Johnson já pediu desculpas e ordenou uma investigação.

A+ / A-

Allegra Stratton, que foi porta-voz do Governo britânico na cimeira climática COP26, pediu desculpas esta quarta-feira aos britânicos pelos "comentários que pareciam levar levianamente as regras que as pessoas fazem de tudo para respeitar".

Em causa está um vídeo interno obtido e divulgado pela estação ITV, que mostra Stratton e outros assessores a gracejar sobre uma "festa fictícia" durante os ensaios para uma conferência de imprensa.

No vídeo, datado de 22 de dezembro de 2020, Stratton é desafiada a responder a perguntas sobre rumores de uma alegada festa de Natal em Downing Street na sexta-feira anterior.

"Esta festa fictícia foi uma reunião de trabalho e não teve distanciamento social", brincava, entre risos e a piada de outro assessor de que "não foi uma festa, foi vinho e queijo".

O vídeo alimentou as alegações de que uma festa teria ocorrido na residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street, a 18 de dezembro de 2020, quando Londres estava sob restrições apertadas devido à crise de saúde e encontros sociais em espaços fechados entre duas ou mais pessoas eram proibidos.

Durante o debate semanal no Parlamento, o primeiro-ministro Boris Johnson manifestou-se "furioso" após a divulgação do vídeo, anunciou uma investigação interna e prometeu sanções se as regras anti-Covid não tivessem sido respeitadas.

A polémica precipitou a saída de Allegra Stratton que, esta quarta-feira leu, em lágrimas, um comunicado à porta da sua casa.

"Os britânicos fizeram imensos sacrifícios na batalha contra a Covid-19, agora receio que minhas palavras tenham se tornado uma distração dessa luta", disse, entre lágrimas, num comunicado que leu aos jornalistas reunidos em frente à sua casa.

Boris Johnson pede desculpas

A notícia, inicialmente avançada pelo tablóide Daily Mirror na semana passada, foi, entretanto, repetida por outros meios de comunicação britânicos, que adiantaram detalhes como a participação de dezenas de pessoas que consumiram álcool e fizeram jogos.

"Peço imensas desculpas pelo insulto que tem causado em todo o país e peço desculpa pela impressão que dá. Mas eu repito que fui repetidamente assegurado, desde que essas alegações surgiram, de que não houve festa e que nenhuma regra Covid-19 foi violada", afirmou esta quarta-feira Boris Johnson no Parlamento.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, acusou Johnson de estar a tratar as pessoas como "idiotas" e questionou a "autoridade moral [de Boris Johnson] para liderar e pedir ao povo britânico que cumpra as regras".

O líder do Partido Nacional Escocês, Ian Blackford, pediu a Boris Johnson para se demitir, mas na resposta, o primeiro-ministro acusou os opositores de "brincarem com a política".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+