Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Alemanha torna vacina obrigatória e decreta quarentena para não-vacinados

02 dez, 2021 - 14:43 • João Carlos Malta

Merkel impõe restrições a não vacinados e a vacinação obrigatória arranca a partir de fevereiro. A chanceler considera a situação do país "grave".

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha vai tornar a vacinação obrigatória partir de fevereiro, anunciou a chanceler cessante, Angela Merkel.

A país também vai impor mais restrições às pessoas não vacinadas – numa ação que os meios de comunicação social locais estão a descrever como um “bloqueio para os não vacinados”.

As discotecas e os bares vão ter que fechar se o número de casos diários ultrapassar um certo limite, anunciou a chanceler.

“A situação nosso país é grave”, disse Merkel aos repórteres em Berlim, chamando a medida de um “ato de solidariedade nacional”.

A Alemanha tem apresentado níveis muito elevados de casos e a aceitação da vacina é ainda mais baixa do que em muitos outros países europeus. Neste momento, 68,7% dos alemães estão vacinados, abaixo do objetivo definido pelo Governo de 75%.

Merkel disse que as autoridades também concordaram em tornar obrigatórias as máscaras nas escolas, e impor novos limites às reuniões privadas.

O país almeja alcançar 30 milhões de inoculações até o final do ano.

A Áustria tornou-se o primeiro país do Ocidente a tornar as vacinas obrigatórias nos últimos dias, enquanto a Grécia disse que tornaria as vacinas obrigatórias para maiores de 60 anos.

Merkel e sucessor Olaf Scholz reuniram-se esta quinta-feira com líderes regionais alemães para chegar a acordo sobre o caminho a seguir pelo país.

A Alemanha reportou 67 mil casos na última quarta-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+