Tempo
|
A+ / A-

Presidente da COP26 avisa: "Este é o momento da verdade para o planeta"

13 nov, 2021 - 16:34 • Lusa

O presidente da cimeira anunciou que o projeto de acordo está agora "limpo", graças ao trabalho "inclusivo" das delegações, e deverá estar pronto para assinatura esta tarde.

A+ / A-

O presidente da conferência mundial sobre o clima (COP26), Alok Sharma, considerou, este sábado, a cimeira que decorre em Glasgow como "o momento da verdade" para o planeta.

"Este é o momento da verdade para o nosso planeta e é também o momento da verdade para os nossos filhos e netos", disse, no decurso de uma sessão plenária da conferência, perante delegados de quase de 200 países.

O responsável admitiu que o mundo não cumpriu as promessas feitas quando da aprovação do Acordo de Paris sobre o clima, em 2015, mas acrescentou que o projeto de declaração final da COP26 reconhece isso e "apela a uma resposta".

"Creio que o texto responde às expectativas e prioridades que nos transmitiram", disse o presidente aos delegados dos 197 países reunidos na cidade escocesa de Glasgow.

Alok Sharma pediu para adiar a sessão plenária, para voltar a reunir-se dentro de algumas horas para aprovar o acordo, ainda que representantes de alguns países falem previamente.

O presidente da cimeira anunciou que o projeto de acordo está agora "limpo", graças ao trabalho "inclusivo" das delegações, e deverá estar pronto para assinatura esta tarde.

Salientou que o texto serve para "manter o objetivo de 1,5 graus ao alcance", "facilitar o aumento rápido do apoio à adaptação" e "elevar a importância das ´perdas e danos´ através de acordos institucionais".

"Embora muitos peçam que esta resposta vá mais longe, este texto deu passos tangíveis e tem marcos claros para implementar o Acordo de Paris", disse o britânico.

E acrescentou: "Imploro-vos que não pensem no que mais podem procurar, mas que pensem se o pacote é suficiente e se representa um equilíbrio justo".

Por tudo isso, considerou que se chegou a "um momento crítico", em que os representantes se devem reunir e encerrar a conferência.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+