Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha

Diplomata russo encontrado morto junto à embaixada de Berlim

05 nov, 2021 - 17:50 • Sofia Freitas Moreira com agências

Aparentemente, o diplomata terá caído de um andar superior, mas ainda não é claro como os eventos decorreram, diz a imprensa alemã.

A+ / A-

Um diplomata russo foi encontrado morto, no mês passado, junto à embaixada russa em Berlim, capital da Alemanha.

Segundo avança o jornal alemão “Der Spiegel”, o corpo do homem foi descoberto no dia 19 de outubro pela polícia que vigiava o edifício. A morte foi oficialmente divulgada esta sexta-feira.

Aparentemente, o diplomata terá caído de um andar superior, mas ainda não é claro como os eventos decorreram, diz a imprensa alemã.

A embaixada da Rússia classifica a morte do diplomata um "acidente trágico". O nome do homem não foi divulgado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha confirmou a morte do diplomata, mas não deu mais pormenores. A polícia de Berlim não comentou publicamente o sucedido.

De acordo com alguns relatórios divulgados, avança a BBC, trata-se de um homem de 35 anos, que estava listado como “segundo secretário” da embaixada russa.

Segundo o site de investigação “Bellingcat”, o diplomata encontrado morto era filho do vice-diretor do Segundo Serviço de Inteligência do FSB da Rússia.

O jornal “Der Spiegel” avança ainda que a embaixada russa não concordou com um exame post-mortem depois da morte do mês passado.

Numa declaração divulgada, a embaixada afirmou que "os procedimentos relacionados com o repatriamento do corpo do diplomata... foram prontamente resolvidos com as autoridades policiais e médicas alemãs responsáveis, de acordo com as práticas atuais".

“As especulações que surgiram em vários meios de comunicação social ocidentais" sobre a morte do diplomata são "absolutamente incorretas", lê-se ainda na nota publicada pela embaixada russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+