Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit

“Vamos ter cópias digitais do nosso cérebro na cloud”

03 nov, 2021 - 14:07

Ana Maiques, uma espanhola considerada uma das 50 mulheres mais inspiradoras da Europa, veio apresentar e usar um capacete que permite observar o cérebro em tempo real.

A+ / A-

Parecia o início de uma apresentação como outras que passam pelo Palco Central, mas depressa se percebeu que não, sobretudo quando quem falava pôs na cabeça um capacete e explicou “com isto conseguimos ver o cérebro a trabalhar em tempo real”.

Quem falava? Ana Maiques, uma investigadora espanhola já considerada uma das 50 mulheres mais inspiradoras da Europa. Ana Maiques explicou que com este tipo de dispositivo vai ser possível fazer terapia cerebral personalizada e ajudar a resolver problemas de saúde, como por exemplo a epilepsia.

Esta especialista lançou ainda uma imagem para o futuro. “Vamos todos ter cópias digitais dos nossos cérebros na ‘cloud’”, vaticina, acrescentando que, nos próximos anos, “vamos aprender mais sobre o cérebro do que nos últimos 30 anos”.

Ana Maiques disse ainda que “a maior pandemia ainda está por vir, será a pandemia da saúde mental”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+