Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

COP26

O dinossauro foi à ONU. “Não escolham a extinção!”

29 out, 2021 - 10:10 • Marta Grosso

“Parece-me óbvio: entrar em extinção é mau. Mas promover a vossa própria extinção é a coisa mais parva que já ouvi. Ao menos, nós tivemos um asteroide!”. Saiba como este dinossauro chegou às Nações Unidas.

A+ / A-

Falar nas Nações Unidas não é para todos. Chefes de Estado e de Governo são visitas habituais e depois há os convidados. Mas… um dinossauro? Frankie, o dinossauro surpreendeu todos a poucos dias da 26.ª conferência sobre alterações climáticas (COP26).

Os dinossauros terão sido extintos há cerca de 66 milhões de anos, alegadamente na sequência da explosão provocada pela colisão de um meteorito com a Terra. Ninguém melhor do que um dinossauro, por isso, para vir falar ao mundo sobre extinção.

Foi essa a ideia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – ou, na sigla em inglês, UNDP). Segundo esta agência especializada, todos os anos o mundo gasta quase 12 mil milhões de euros em subsídios para combustíveis fósseis para gerar eletricidade. São quatro vezes o valor que está a ser pedido para ajudar os países pobres a enfrentar a crise climática. E o triplo do valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema global.

Em vez disso, alerta o PNUD, os milhões destinados aos combustíveis, pagos pelos contribuintes, resultam no aprofundamento da desigualdade e num travão contra as mudanças climáticas.

E é assim que chegamos ao #não escolha a extinção (#dontchooseextintion) e ao discurso de um dinossauro nas Nações Unidas para grande espanto dos presentes. A ideia original e até divertida não retira seriedade ao problema – pelo contrário, o objetivo é reforçar a importância da ação de todos, nomeadamente dos países mais ricos de desenvolvidos, e apelando à reflexão.

“Ao menos nós tivemos um asteroide” que causou a nossa extinção. “Qual é a vossa desculpa?”, questiona Frankie.

“Imaginem se [nós, dinossauros] tivéssemos passado centenas de milhares de anos a subsidiar meteoritos gigantes. É o que vocês estão a fazer! Neste momento, em que recuperam as vossas economias por causa da pandemia, foi-vos dada uma oportunidade. É a grande oportunidade da Humanidade. Por isso, eis a minha ideia: salvem a vossa espécie antes que seja tarde demais . É altura de se deixarem de desculpas e começarem a mudar comportamentos”, conclui o dinossauro.


A partir de 31 de outubro e até 12 de novembro, mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se em Glasgow, na Escócia, na 26.ª conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP26), para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre cinco anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de Covid-19, segundo a ONU, que estima que ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7ºC.

“Os decisores políticos que vão participar na COP26 são chamados com urgência a encontrar respostas eficazes à crise ecológica em que vivemos, dando assim esperança às gerações futuras”, sublinhou o Papa nesta sexta-feira, numa mensagem difundida pela rádio BBC.

“Todos juntos podemos ter um papel na resposta coletiva à ameaça sem precedentes das alterações climáticas e da degradação da nossa casa comum”, reforçou ainda Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    29 out, 2021 aqui 09:33
    A ganância dos Homens é muito mais destrutiva do que um asteróide em rota de colisão contra a Terra.

Destaques V+