Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Filme “Rust”. Assistente admite não ter verificado bem arma dada a Baldwin

28 out, 2021 - 11:15 • Marta Grosso

Quando a entregou, Dave Halls disse: “cold gun”. Mas a verdade é que algo falhou na inspeção da arma. Dave Halls já trabalhou como assistente de realização em grandes filmes, como “The Matrix Reloaded”.

A+ / A-

O assistente de realização do filme “Rust” admite às autoridades não ter inspecionado, como deveria, todos os cartuchos existentes na arma que entregou ao ator Alec Baldwin.

Dave Halls explicou, no seu depoimento, que a responsável pela armaria, Hannah Gutierrez-Reed, abriu a arma e lhe pediu para a inspecionar. Halls diz que “deveria ter verificado todos os cartuchos, mas não o fez, e não se conseguia lembrar se Hannah Gutierrez-Reed tinha girado o tambor”, descreve o “New York Times”, adiantando que o assistente de realização afirmou lembrar-se de ter visto apenas três voltas.

Ainda assim, quando Dave Halls entregou a arma a Alec Baldwin, usou a expressão que dá nota de que se trata de uma arma segura: “cold gun” – ou seja, sem munições reais. Baldwin começou então a ensaiar uma cena que envolvia um “desenho cruzado” do revólver e a apontá-lo para as lentes da câmara.

E foi então que a arma disparou, atingindo mortalmente a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, de 42 anos. O realizador, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido num ombro, foi levado para o hospital e já teve alta.

“Eu verifico o cano para ver se há obstruções, na maioria das vezes não há fogo real, ela (Hannah) abre a escotilha e gira o tambor, e eu digo arma fria no set”, disse ele em entrevista ao investigador, de acordo com a declaração. Não ficou claro o que ele quis dizer com o termo "fogo vivo".

“Eu verifico o cano para ver se há obstruções. Na maioria das vezes, não há fogo real. Hannah abre a escotilha e gira o tambor, e eu digo ‘cold gun’ [arma fria] no ‘set’”, descreveu o assistente de realização durante o depoimento, referindo-se aos habituais protocolos de segurança nas rodagens.

Dave Halls trabalha na indústria cinematográfia há muito tempo, tendo já participado em filmes como “Fargo” e “The Matrix Reloaded”.

Mas, ao longo dos anos, tem sido alvo de várias queixas relativas ao cumprimento dos protocolos de segurança e ao seu comportamento. Foi por isso que foi despedido, em 2019, da equipa do filme “Caminho da Liberdade”, em que uma arma também disparou de repente e atingiu uma pessoa (não mortalmente).

O acidente ocorreu no dia 21 de outubro e a investigação está a cargo do gabinete do Xerife de Santa Fé, no México.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+