Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. EUA poderão ter vacinas para crianças em novembro

25 out, 2021 - 09:07 • Reuters

“Se tudo correr bem”, os menores de 12 anos poderão estar vacinados até ao final do ano, diz Fauci.

A+ / A-

As vacinas para crianças entre os 5 e os 11 anos deverão estar disponíveis na primeira quinzena de novembro, anunciou o especialista norte-americano em doenças infecciosas Anthony Fauci.

“Se tudo correr bem, e conseguirmos a aprovação regulatória e a recomendação do CDC, é inteiramente possível, se não muito provável, que as vacinas estejam disponíveis para crianças de 5 a 11 na primeira ou duas semanas de novembro”, disse Fauci numa entrevista ao programa da ABC “This Week”, emitida no domingo.

Durante o programa, o conselheiro da Casa Branca revelou um cronograma, segundo o qual muitas crianças poderão estar totalmente vacinadas antes do final do ano.

Comité da FDA pronuncia-se amanhã

O regulador norte-americano Food and Drug Administration (FDA) está nesta altura a analisar o pedido de autorização da Pfizer/BioNTech para a vacina de duas doses para crianças mais novas. O painel de consultores externos deverá pronunciar-se na terça-feira, dia 26.

Por norma, a FDA segue o conselho deste painel, ainda que não seja obrigada a fazê-lo.

Os consultores dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) avaliarão depois as recomendações, numa reunião marcada para os dias 2 e 3 de novembro, e a decisão final deste órgão poderá surgir pouco depois.

“Depois de a FDA rever toda a ciência e conduzir a ação regulatória, o CDC irá reunir-se e, se tudo correr bem, agiremos rapidamente”, afirmou a diretora do CDC, Rochelle Walensky, na Fox News, no domingo.

“Sabemos quantos pais estão interessados em vacinar os filhos entre 5 e 11 anos e pretendemos agir o mais rápido possível”, acrescentou.

Os Estados Unidos têm cerca de 28 milhões crianças elegíveis para receber a nova vacina da Pfizer/BioNTech. O consórcio lançou também a vacina para jovens entre os 12 e os 17 anos, estando ainda a ser estudadas as inoculações para menores de 5 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+