Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia. Irmão do opositor russo Navalny alvo de mandado de captura

26 jan, 2022 - 11:18

Mandado de captura contra Oleg Navalny ocorre cerca de 24 horas depois de Alexei Navalny ter sido incluído na lista de "terroristas e extremistas".

A+ / A-

A Rússia emitiu um mandado de captura contra Oleg Navalny, irmão do opositor russo Alexei Navalny, acusado de violar os termos de uma pena suspensa pelas autoridades penitenciárias, que exigem agora a sua detenção.

O mandado de captura contra Oleg Navalny ocorre cerca de 24 horas depois de Alexei Navalny ter sido incluído na lista de "terroristas e extremistas" pelas autoridades de Moscovo.

Alexei Navalny, que ao longo dos anos tem denunciado a corrupção das elites russas e que se encontra detido, foi condenado no ano passado a dois anos e meio de prisão por um caso de “fraude”, processo que ele afirma ter motivos políticos.

Navalny foi detido em 17 de janeiro de 2021, no aeroporto de Moscovo, quando regressava da Alemanha após um período de convalescença, no seguimento de um envenenamento que o opositor atribui ao Kremlin (Presidência russa).

Berlim recebeu Navalny quando ele estava em coma e foram os cientistas do exército alemão que identificaram o veneno utilizado, uma substância neurotóxica desenvolvida pelos militares da época soviética.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), o nome de Oleg Navalny, 38 anos, surge na lista de pessoas procuradas pelo Ministério do Interior da Rússia por "infrações penais".

Oleg foi condenado em agosto do ano passado a um ano de prisão por ter infringido as normas sanitárias contra a pandemia ao organizar e participar numa manifestação a favor da libertação do irmão, em janeiro de 2021.

Entretanto, Nikos Paraskevov, advogado de Oleg Navalny, confirmou à agência russa Interfax que o mandado de captura foi emitido, acrescentando que a polícia não encontrou o irmão do reconhecido opositor russo na sua residência.

O advogado disse ainda desconhecer o paradeiro de Oleg, nomeadamente se abandonou o país, como têm feito muitos dos apoiantes de Alexei Navalny nos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+