Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alguns países pediram às Nações Unidas para recuar nas metas de combate às alterações climáticas

21 out, 2021 - 12:53 • Beatriz Lopes com BBC

Austrália discorda da necessidade de se fecharem centrais a carvão. A Suíça levanta questões sobre os países mais ricos terem de ajudar financeiramente os países mais pobres. Já o Brasil e a Argentina não concordam com a necessidade de reduzir o consumo de carne.

A+ / A-

A poucos dias do início da Cimeira do Clima, em Glasgow, a BBC teve acesso a documentos confidenciais e revela esta quinta-feira a forma como os governos de vários países tentaram pressionar as Nações Unidas a apagar várias conclusões do Sexto Relatório de Avaliação Climática.

A fuga de informação revela que a Arábia Saudita, o Japão e a Austrália estão entre os países que pedem à ONU para minimizar a necessidade de se afastar rapidamente dos combustíveis fósseis. A Austrália, por exemplo, discorda da necessidade de se fecharem centrais a carvão. Também a Suíça levanta questões sobre os países mais ricos terem de ajudar financeiramente os países mais pobres. Já o Brasil e a Argentina não concordam, por seu lado, com a necessidade de reduzir o consumo de carne.

Os cientistas que contribuíram para o relatório garantem, no entanto, que estes contributos negativos de governos e organizações não alteraram as conclusões do documento.

A notícia surge a poucos dias do encontro, em Glasgow, de representantes de quase 200 países para negociações sobre o clima - COP26. Uma iniciativa que tinha como objetivo fortalecer as ações de combate ao aquecimento global no Acordo de Paris de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+