Tempo
|
A+ / A-

Brexit. ​Reino Unido ameaça rasgar parte do acordo com a UE

12 out, 2021 - 16:59 • José Pedro Frazão , com redação

David Frost, o ministro do Brexit no Governo de Boris Johnson, escolheu Lisboa para apelar a Bruxelas para apresentar uma proposta mais equilibrada.

A+ / A-

O Reino Unido ameaça suspender partes do acordo do Brexit caso a União Europeia (UE) insista na atual versão do chamado Protocolo da Irlanda Norte acertado entre as duas partes.

Trata-se de uma delicada secção do acordo do Brexit que prevê a circulação de bens sem recurso a uma fronteira física que possa pôr em causa os fundamentos do acordo de paz da Irlanda do Norte.

David Frost, o ministro do Brexit no Governo de Boris Johnson, escolheu Lisboa para apelar a Bruxelas para apresentar uma proposta mais equilibrada.

“O protocolo da Irlanda do Norte é a maior fonte de desconfiança entre nós e, por todos os tipos de razões, precisamos corrigir esse problema”, declarou David Frost.

O ministro britânico argumenta que "o mundo mudou" desde que o entendido foi assinado com a UE e, agora, o acordo "tem que mudar".

“Talvez houvesse um mundo em que o protocolo pudesse ter funcionado, implementado com mais sensibilidade. Mas agora o mundo mudou e agora enfrentamos uma situação muito séria. O protocolo não está a funcionar”, sublinha.

A Comissão Europeia deve pronunciar-se na quarta-feira sobre a polémica, mas o Governo britânico antecipa-se com a denúncia de que o chamado Protocolo da Irlanda do Norte falhou.

Londres pede a Bruxelas a negociação de um novo protocolo e promete analisar a resposta de Bruxelas com atenção.

O discurso foi proferido a partir de Lisboa, diz o ministro do Brexit, como sinal de um Reino Unido atento a uma nova realidade mais Atlântica com interesses comuns aos dois países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+