Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Economia distingue três economistas que estudam mercado laboral e o salário mínimo

11 out, 2021 - 10:59 • Cristina Nascimento

David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens são os distinguidos deste ano.

A+ / A-

O Nobel da Economia distingue este ano três economistas, embora em proporções diferentes. Metade do prémio distingue David Card e outra a metade distingue Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens.

Os três são distinguidos por "tirarem conclusões de experiências inesperadas" e aplicá-las à análise do mercado de trabalho, anunciou a Real Academia Sueca das Ciências.

David Card venceu "pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho", enquanto Angrist e Imbens foram distinguidos "pelas suas contribuições metodológicas para a análise de relações causais".

David Card, canadiano, tem 65 anos e pertence à Universidade de Califórnia. Já Joshua D. Angrist, 61 anos, norte-americano, pertence ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Guido W. Imbens é holandês, tem 58 anos, e pertence à Universidade de Stanford.

O Prémio Nobel da Economia é o último a ser anunciado e será entregue, tal como os outros, no dia 10 de dezembro.

Ao contrário dos outros prémios Nobel, o da Economia não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel, mas sim pelo banco central sueco em sua memória em 1968, tendo o primeiro vencedor sido selecionado um ano mais tarde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+