Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dez prioridades da OMS. Alterações climáticas são maior ameaça à saúde da Humanidade

11 out, 2021 - 19:53 • Lusa

Reduzir a poluição atmosférica para os níveis recomendados pela OMS evitaria "80%" das cerca de sete milhões de mortes provocadas todos os anos pelos efeitos da poluição atmosférica.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as alterações climáticas são "a maior ameaça à saúde da Humanidade", apelando aos governos para saírem da pandemia de uma forma "saudável e verde".

Para isso, a OMS elenca num relatório divulgado esta segunda-feira dez prioridades, desde logo pedindo aos países signatários do Acordo de Paris que coloquem "a saúde e a justiça social no centro das conversações" da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), que se realiza no princípio de novembro em Glasgow, na Escócia.

A diretora do departamento da OMS para o Ambiente, Alterações Climáticas e Saúde, Maria Neira, salientou em conferência de imprensa que reduzir a poluição atmosférica para os níveis recomendados pela organização evitaria "80%" das cerca de sete milhões de mortes provocadas todos os anos pelos efeitos da poluição atmosférica.

"A saúde será a motivação para acelerar e para fazer mais para combater as alterações climáticas, que afetam os pilares da saúde: alimentação, água e qualidade do ar", afirmou.

"Talvez esta seja a altura de uma COP da Saúde. É isso que queremos. Qualquer que seja o investimento financeiro necessário, compensará pelos benefícios que trará. Não há desculpas", referiu Maria Neira.

A OMS citou números do Fundo Monetário Internacional segundo os quais a indústria dos combustíveis recebe 5,9 biliões de dólares de financiamento anualmente, o equivalente a 11 dólares por minuto e metade dessa quantia é o que custam ao mundo os problemas de saúde por eles provocados todos os anos.

Proteger a saúde humana das consequências das alterações climáticas, sustenta a OMS, exige transformações em setores como o energético, alimentar e financeiro.

O diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, argumentou que "as mesmas escolhas insustentáveis que estão a matar o planeta também estão a matar pessoas".

Os apelos da OMS são subscritos por 300 organizações que representam pelo menos 45 milhões de médicos e outros profissionais de saúde, que constituem mais de dois terços de todos os trabalhadores do setor a nível mundial.

"Onde quer que estejamos, nos nossos hospitais, clínicas e comunidades no mundo inteiro, já estamos a ter que responder aos malefícios para a saúde causados pelas alterações climáticas", refere a carta aberta dos profissionais de saúde também divulgada hoje.

"A combustão de combustíveis fósseis está a matar-nos", lê-se no relatório lançado hoje pela OMS em antecipação da 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em que se refere que o impacto da poluição atmosférica, que se estima provocar "13 mortes por minuto" em todo o mundo, é sentido "de forma desproporcional pelos mais vulneráveis".

Globalmente, a OMS estima que "mais de 90% dos seres humanos respiram níveis nocivos para a saúde de poluição atmosférica".

Outra mudança, no setor alimentar, no sentido de regimes alimentares mais "nutritivos e à base de vegetais" poderia reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera e "evitar até 5,1 milhões de mortes relacionadas com a alimentação até 2050".

A organização defende que os próprios sistemas de saúde e as instalações em que funcionam precisam de ser também sustentáveis.

Nas cidades, recomenda que se criem mais condições para "andar, andar de bicicleta e usar transportes públicos".

Outros eixos dos apelos da OMS são a conservação e a reparação dos ambientes naturais e dos ecossistemas e a orientação dos investimentos na recuperação pós-pandemia para atividades que não sejam prejudiciais ao ambiente.

"Esta COP tem que ser especial na sua ambição, nas soluções, nas ações e intervenções propostas, e na rapidez com que são aplicadas", reforçou Maria Neira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+